Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mobilidade urbana

Eduardo Pimentel vistoria obras que vão transformar mobilidade no Hauer, Boqueirão e Uberaba

Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário de Obras, Luiz Fernando Jamur, e o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, vistoria obras do Inter 2 no Hauer. Curitiba, 14/11/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

As obras da Prefeitura de Curitiba que vão melhorar a circulação nos bairros Hauer, Boqueirão e Uberaba passaram, na manhã desta sexta-feira (14/11), por vistoria técnica do prefeito Eduardo Pimentel. O pacote inclui 11 quilômetros de requalificação viária, 22 km de novas calçadas, a construção de uma nova ponte sobre o Canal Belém e a implantação de dois binários.

As intervenções fazem parte do projeto Novo Inter 2 (Lote 3.1 – pacote 1 e Lote 3.2), integrante do PRO Curitiba, o maior programa de requalificação e obras da capital. A execução é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Os trabalhos beneficiarão diretamente cerca de 1,3 mil atividades comerciais de diferentes portes, em um importante zona de serviços da região. Em muitas dessas vias, será a primeira vez que o padrão estrutural completo será implantado, com asfalto de qualidade, drenagem adequada, acessibilidade, iluminação, sinalização e paisagismo.

“Uma obra que prepara Curitiba para o futuro, ruas que ainda eram de antipó vão receber pavimento em concreto, são dois binários e uma ponte para garantir melhoria de acesso entre bairros das regionais Boqueirão e Cajuru. O grande diferencial de Curitiba é tirar o planejamento do papel, é o que estamos fazendo aqui nessa região”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão

A vistoria começou na Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, que está sendo preparada para formar um binário com a Rua Carlos de Laet. As melhorias abrangem 2 km, com obras de drenagem, terraplanagem, pavimentação em concreto, calçadas, iluminação, paisagismo e sinalização. São dois trechos: um de 1.655 metros entre as ruas Evaristo da Veiga e Roberto Hauer, onde ocorre, no momento, a execução de base do pavimento, e outro de 440 metros entre as ruas Hipólito da Costa e Evaristo da Veiga.

Acompanhado pelos secretários Luiz Fernando Jamur (Obras Públicas) e Marcelo Fachinello (Governo Municipal), o prefeito conferiu detalhes do projeto, conversou com trabalhadores e ouviu moradores sobre a importância das melhorias.

Moradores satisfeitos

Morador do Hauer desde 1975 e conselheiro municipal de saúde, o aposentado Antônio Brasil acompanhou a visita para se informar sobre as obras e repassar as novidades à comunidade.

“Eu acho excelente a região sul contemplada, o Hauer, onde eu moro, contemplado, mas é uma obra que vai atender a cidade toda. Isso é extremamente importante e por isso eu parabenizo o prefeito Eduardo. É um sacrifício inicial (conviver com as obras) mas o bem que isso fará no futuro é muito grande”, disse Brasil.

OUÇA AQUI

Antônio Brasil

No preview available

A pedagoga Ivonete Ribatski Bertolazzo, moradora da Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão há 62 anos, no Hauer, lembra como poucos sobre a evolução do bairro. “Quando minha mãe casou, era tudo banhado, criavam gado. Fomos dos primeiros moradores, quando lotearam esta região”, recorda. Segundo ela, é preciso ter paciência com o andamento das obras, porque os resultados serão positivos. “A obra tá ótima. Vai ficar bom, vai ficar bonito”, afirma.

OUÇA AQUI

Ivonete Ribatski Bertolazzo

No preview available


Rua Alcino Guanabara

O prefeito também vistoriou a Rua Alcino Guanabara, que recebe atualmente reforço no pavimento e infraestrutura de fibra óptica. As obras abrangem 1.700 metros do trecho entre as ruas Canal Belém e Tenente Francisco Ferreira de Souza. As melhorias na rua serão de drenagem, terraplanagem, pavimentação em concreto, calçadas, nova iluminação, paisagismo e sinalização.

Ponte sobre o Canal Belém

O prefeito acompanhou ainda a confecção das vigas da nova ponte sobre o Canal Belém, que ligará a Alcino Guanabara à Rua Guiroku Gastão Ayabe. A estrutura terá 33 metros de comprimento e 16 metros de largura. Com a implantação, será possível instalar o binário Alcino Guanabara/Guiroku Gastão Ayabe com Flávio Mariano Ribas/José Rietmeyer e Dr. Júlio Ribeiro de Souza. A ponte terá calçadas e iluminação, garantindo mais mobilidade e segurança a motoristas e pedestres.

Moradora da região, a aposentada Zélia Selene de Fátima de Jesus aproveitou a visita para agradecer. “Eu estou aprovando, vendo que está ficando muito bom”, disse.

A dona de casa Neli Couto, também moradora antiga, compartilhou a mesma percepção. “Moro aqui há 50 anos e acredito que as melhorias serão muito boas porque a rua estava muito quieta, muito pacata, não tinha muito movimento. É a primeira vez que estão mexendo assim, que eu me lembre, então eu acho que vai ser bom”, contou.

OUÇA AQUI

Neli Couto

No preview available

Modernização sustentável

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, as intervenções do Novo Inter 2 impulsionam a modernização sustentável do transporte coletivo, com incorporação da eletromobilidade e reforço da infraestrutura urbana.

“São melhorias estruturais que vão transformar a mobilidade, trazendo benefícios permanentes ao transporte público e a todos que circulam pela região. As intervenções também ampliam a visibilidade do comércio, valorizam os imóveis e asseguram um tráfego mais fluido”, afirma Jamur.

O engenheiro da Smop Luís Felipe Gusmão Plefh destacou que o conjunto de obras fará uma ligação importante entre os bairros Jardim das Américas, Cajuru e Hauer.

“Hoje, todo o tráfego está concentrado na José Ritmeyer e Dr. Júlio César Ribeiro. Com a implantação do binário da Alcino Guanabara com a Flávio Mariano Ribas, vai ajudar tanto no tráfego quanto no deslocamento do Inter 2, que vai reduzir o tempo de viagem dos passageiros. Quem circula de carro e a pé também serão beneficiados”, disse Plefh.

OUÇA AQUI

Luís Felipe Gusmão Plefh

No preview available
⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

Presenças

Também acompanharam a vistoria o administrador regional do Boqueirão, Zeca Melo; o coordenador da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), Marcio Teixeira; a diretora do Departamento de Pavimentação da Smop, Manuela Marqueño; o vereador Beto Moraes; além de técnicos da Utag, da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da administração regional do Boqueirão.