Texto: Maria de Los Angelez Gonzalez Duarte
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Texto: Maria Duarte
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O prefeito Eduardo Pimentel reuniu-se nesta quinta-feira (5/2) com as equipes gestoras e técnicas da Secretaria Municipal da Educação, diretores e vices das 188 escolas e dos 240 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e os dez chefes dos Núcleos Regionais da Educação para alinhar os detalhes da volta às aulas na rede municipal de ensino, marcada para a próxima semana, na terça-feira, 10 de fevereiro. O encontro foi realizado no Teatro Fernanda Montenegro nos períodos da manhã (CMEIs) e tarde (escolas e inclusão).
CLIQUE AQUI para acessar o calendário letivo da rede pública curitibana.
O encontro Conexão Educação faz parte das providências em andamento desde o início de janeiro para o novo ano letivo, que incluem reformas, melhorias, limpeza e reuniões pedagógicas.
“Quem trabalha com educação trabalha com o futuro, e educação é prioridade. Destaco neste início de ano a importante parceria com a saúde, na vacinação e no combate à dengue”, afirmou o prefeito, lembrando que no ano passado o município registrou redução de mais de 90% o número de casos da doença.
A secretária da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, reforçou a relevância da parceria entre saúde e educação. “O trabalho dentro da escola, tanto de orientações como campanhas de vacinação ou combate à dengue, reflete na saúde pública da cidade. Trabalhamos junto com vocês para termos adultos saudáveis no futuro”, pontuou a secretária.
Vale-creche e ar-condicionado
O prefeito pontuou ainda alguns avanços na área. Desde o ano passado, a rede municipal conta com o vale-creche para ampliar as vagas da educação infantil, e com ar-condicionado nas escolas e creches públicas – este último em fase de instalação.
Eduardo Pimentel também confirmou que a Prefeitura realizará concursos públicos para diversas categorias, incluindo a educação, e anunciou que será ofertada pós-graduação em gestão escolar.
Acolhimento
O Conexão Educação envolveu debates sobre questões pedagógicas e de infraestrutura. O evento tem como objetivo promover um encontro de acolhimento para o ano letivo de 2026, alinhamento e troca de experiências entre os diretores, com foco na qualificação das práticas educativas e fortalecimento da gestão escolar.
O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, frisou a importância da proximidade das equipes técnicas da SME com as unidades. “Trabalhamos ao lado de vocês, com planejamento”, disse Jean Pierre.
A rede pública de ensino da Prefeitura de Curitiba é destaque no cenário nacional, ocupa a terceira posição entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além das mais de 428 unidades educacionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental, tem Centros de Atendimento Educacional Especializado nas dez regionais e centros específicos para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Altas Habilidades.
Tudo pronto
A diretora do CMEI Heloína Greca (Pilarzinho), Elaine Ioungblood, prepara a unidade para o retorno das 150 crianças.
“Faremos o acolhimento com olhar atento às necessidades individuais de cada criança, com escuta às dúvidas e aos anseios das famílias, que trazem para nós o seu bem mais precioso. Acolhimento em tempo integral, sempre, com espaços pensados, materiais de qualidade, acervo literário específico para faixa etária e profissionais disponíveis, é assim que faremos”, afirmou Elaine.
Na Escola Municipal Ana Hella (Vista Alegre) o retorno dos estudantes será ainda mais confortável com a revitalização da Rua José Hella, em frente à escola. Segundo a diretora Roberta Copi e a vice, Sandra Regina dos Santos, a melhoria trará mais segurança à entrada e saída dos estudantes.
Avanços
Durante o período de férias escolares, 63 escolas e CMEIs recebem algum tipo de obra para preparar as unidades antes do retorno das crianças e estudantes. As melhorias incluem serviços de pintura em pisos, telhados, banheiros, muros, refeitórios, fraldários, solários e parquinhos.
A Educação também faz roçadas e limpezas específicas para o combate à dengue, além de faxina e dedetização nas escolas e creches da Prefeitura.
“Nosso trabalho vai muito além de reformas e preparativos. Cada parede pintada, cada parquinho renovado e cada sala de aula organizada é um recado nosso para as crianças e servidores: estamos construindo um ambiente acolhedor e inspirador para que vocês possam sonhar, aprender e crescer. O Comitê de Volta às Aulas trabalha com carinho e dedicação, cuidando de cada detalhe para que o retorno seja um momento de alegria e novas descobertas”, explicou Jean Pierre Neto.
Ao longo de 2025, a Educação entregou 1.027 reformas e revitalizações de escolas e CMEIs, com investimento total de R$ 32 milhões.
Na área pedagógica, a rede ganhou o projeto Curitiba Presente, que trouxe um conjunto de medidas para assegurar a assiduidade dos estudantes em sala de aula, como premiações, termômetro de frequência, milhas pedagógicas, cartas de reconhecimento, entre outras.
Também foi lançado o Curitiba Leitora, para incentivar o hábito da leitura e ampliar o repertório cultural e linguístico das crianças e estudantes.
Presenças
Participaram o tenente-coronel Harley, comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar do Paraná; a superintendente de Gestão Educacional, Thalita Folmann da Silva; o superintendente Executivo, Giovani Santos Vieira; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Ligiane Marcelino; a diretora de Ensino Fundamental, Adriana Cordeiro; e o coordenador de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (CIAEE), Guilherme Medina.