Ir para o conteúdo
Participação popular

Comunidade pede no Fala Curitiba e Prefeitura revitaliza rua e cria binário em Santa Felicidade

Serviços de manutenção urbana entre a Rua José Hella, que passará a formar binário com a Rua João Paulo I, no bairro Boa Vista. Curitiba, 16/01/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Um problema antigo recebeu uma solução duradoura no início de 2026. O trânsito na Rua José Hella, no Vista Alegre, é conhecido pelos moradores da região por dar dor de cabeça, especialmente nos horários de entrada e saída da Escola Municipal Ana Hella.

A questão foi levada pela comunidade escolar para o programa de consultas públicas da Prefeitura, o Fala Curitiba. A demanda foi eleita com 141 votos em 2024 e um estudo apontou que a intervenção mais adequada seria a implantação de um binário com a Rua João Paulo I. O serviço foi realizado pela Superintendência de Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT).

Além do binário, que transforma ruas paralelas de mão dupla em vias de sentido único, a José Hella recebeu um novo pavimento, preparando a rua para a pintura e sinalização. O novo sentido passou a valer nessa quinta-feira (15/1).

Comunidade engajada

A diretora da E.M. Ana Hella, Sandra Regina Rodrigues dos Santos, relatou que a comunidade se mobilizou pela mudança, e celebrou a conquista. “A nossa comunidade está em festa, para nós é um sentimento de vitória, nós temos pais muito engajados na escola”, disse. Ela ainda acrescentou que suas redes sociais encheram-se de mensagens de celebração e gratidão.

“Eu recebi muitas mensagens de pais felizes e agradecendo. Estamos esperando um ano leve, tranquilo e com mais segurança, porque o fluxo vai melhorar muito. Sentir que temos vez e voz faz toda a diferença”, concluiu a diretora.

OUÇA AQUI
Sandra Regina Rodrigues dos Santos, diretora da E.M. Ana Hella.


No preview available
No preview available
No preview available


Mudança aprovada

Os moradores da vizinhança também aprovaram a mudança, e estão na expectativa de um ano letivo mais tranquilo, com menos confusão entre os motoristas e os pais de alunos. 

A costureira Lucimara Aparecida Luiz tem o ateliê Bendita Costura há 19 anos em frente à escola, e conta que o problema foi se agravando com o tempo e intrigas entre os pais se tornaram um problema comum.

“Muitas vezes os pais queriam prioridade no trânsito, o que criava uma confusão generalizada em todos os turnos de saída e entrada por conta da rua ser muito estreita e também ser de duas mãos. Eu já vi muita desavença porque todo mundo queria um espaço e não encontrava. Agora eu acredito que vai ficar um pouco melhor”, contou Lucimara.

OUÇA AQUI
Lucimara Aparecida Luiz, costureira.


No preview available
No preview available
No preview available


O técnico de informática Fábio Caut relatou experiências similares em suas caminhadas pela região. “Quando passava aqui algumas vezes eu vi um pouco de transtorno para o pessoal desembarcar as crianças. Eu imagino que por causa das duas mãos e também porque de manhã o pessoal tende a estar um pouquinho atrasado. Então parece bom. Agora tem que cuidar com a velocidade, quando vira uma mão só, o pessoal tende a exagerar um pouquinho, mas a sinalização vai ajudar”, alertou Fábio.

OUÇA AQUI
Fábio Caut, técnico de informática.


No preview available
No preview available
No preview available


Além do Fala Curitiba, que é realizado anualmente, a população pode enviar demandas pelo 156 ou entrar em contato diretamente com as administrações regionais nas Ruas da Cidadania.