O prefeito Eduardo Pimentel se reuniu, na tarde desta sexta-feira (8/8), com o economista, empresário e autor belga Gunter Pauli. Ele é o fundador da Zero Emissions Research and Initiatives - ZERI e criador do termo Economia Azul - uso sustentável de recursos marinhos e costeiros para promover o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a preservação ambiental.
Na conversa foram apresentadas ideias e iniciativas para futuras parcerias na área da educação e de sustentabilidade ambiental. O encontro aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura.
Nesta sexta-feira (8/8), Pauli também deu a palestra principal do evento Blue Shift – Oportunidades para a Economia Azul 5.0 no Paraná, que aconteceu na Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp).
“Curitiba tem essa característica de ser inovadora e pioneira. Temos interesse em ouvir e estar perto das boas ideias. A sustentabilidade ambiental é muito importante para nós e também queremos fortalecer as parcerias internacionais”, disse Eduardo Pimentel.
Durante o encontro, o prefeito destacou os avanços da cidade e o trabalho de educação ambiental feito com as crianças da rede municipal em parceria com as secretarias municipais da Educação, do Meio Ambiente e de Segurança Alimentar e Nutricional.
Gunter Pauli explicou sobre o método de ensino com fábulas que desenvolveram e é aplicado na China com mais de 300 milhões de crianças. “As crianças aprendem e entendem que podem se transformar em empreendedores, podem fazer projetos concretos e realizáveis. Aprendem a criar oportunidades”, disse Pauli.
O encontro foi organizado e coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.
Também participaram da reunião o presidente da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp), Marcos Mueller Schlemm, os membros do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) Anderson Luz e Izoulet Cortes Filho, o diretor-presidente da Rethinking Works, Mathias Mangels, o presidente da Fundação ZERI Brasil, Lúcio Brusch, e Denise Chella, também da ZERI Brasil.