Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba de volta ao centro

Domingo no Centro entra na agenda das famílias curitibanas

11ª edição do Domingo no Centro, no calçadão da Rua XV de Novembro. Curitiba, 19/10/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

“Minha filha espera pelo dia do Domingo no Centro”. Foi o que contou a analista financeira Maria Vitchermichen, de 41 anos, moradora do Campina do Siqueira, na manhã deste domingo (19/10), em mais uma edição do Domingo no Centro, realizado na Rua XV de Novembro, entre a Praça Osório e o Bondinho da Leitura.

Prefeito se une aos participantes da The Hardest Run para correr pelo bem 

Organizado pela Prefeitura de Curitiba, o Domingo no Centro faz parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, maior projeto de revitalização da região na história da cidade.

Na avaliação de Maria, esse tipo de programação é muito bom para as famílias. “É um programa diferente. Claro que temos os parques, mas o Domingo no Centro é muito gostoso. Minha filha brinca e tem contato com outras crianças também”, argumenta a mãe.

Ela contou que antes das 9h já estavam aproveitando a programação. “E costumamos ficar até minha filha cansar. Isso vai até as 14h ou 15h”, resume a mãe da Mariana, de 6 anos. A menina disse que seu brinquedo favorito é o pula-pula.

Praticidade com o Urbs Móvel 

A família da profissional autônoma Elielma Aparecida Santos Porto, de 47 anos, aproveitou a volta da corrida The Hardest Run, da qual ela e o marido participaram, para passar pela Rua XV e ir ao banco. Eles se surpreenderam com a oferta de serviços que encontraram no Domingo no Centro.

“Perdi meu cartão da Urbs. Foi muito bom passar aqui e encontrar o ônibus porque normalmente eu precisaria agendar e vir de Fazenda Rio Grande para resolver. Foi prático”, elogiou ela, que estava acompanhada também do filho João Miguel, de 7 anos.

Já o aposentado Lourival Tadeu, de 73 anos, morador do bairro Guaíra, aproveitou o ônibus da Urbs para fazer o cartão de usuário.

“Tenho o de idoso, mas quero andar na jardineira da Linha Turismo pela primeira vez e vim fazer o cartão para poder aproveitar a promoção”, contou Lourival, que espera mobilizar outros amigos. “Temos um grupo de aposentados e queremos aproveitar o passeio juntos, mesmo já conhecendo os pontos turísticos de Curitiba”, disse ele. 


No Urbs Móvel é possível fazer emissão de cartão-transporte, consultas de saldo, bloqueio, alteração e atualização. Este é um dos diversos serviços oferecidos no Domingo no Centro, que também teve a presença do Sine Móvel, Espaço Empreendedor Móvel, pronto para oferecer atendimento e capacitação a empreendedores ou pessoas interessadas em montar um novo negócio.

Palco e brincadeiras

Nesta 11ª edição do programa, o palco principal do evento, montado ao lado da Praça Osório, teve a produção da Rádio MIX, que preparou uma seleção especial com bandas locais, show de palhaço e apresentação de dança.

A área de lazer incluiu jogos e brincadeiras. A criançada também pode participar de oficina de escultura, contação de histórias e ações de leitura, além de distribuição de livros.

Foi realizada vacinação contra sarampo, influenza e febre amarela, distribuição de autotestes, orientações sobre saúde da mulher e prevenção à dengue.

Entre os municípios da Região Metropolitana que também participaram estavam a Lapa e São José dos Pinhais. Produtores locais levaram a sua produção de morango e outras delícias artesanais. A feira de artesanato, os produtos da loja #CuritibaSuaLinda, e os de economia solidária também chamaram a atenção do público que passou pelo calçadão.

O espaço para a alimentação incluiu os foodtrucks com várias opções gastronômicas.

Parceiros

Criado em março, durante as comemorações dos 332 anos de Curitiba, o Domingo no Centro tem a participação de diversas secretarias e órgãos municipais. Participam as secretarias do Governo Municipal (SGM), do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), do Meio Ambiente (SMMA), de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), da Defesa Social e Trânsito (SMDT), da Comunicação (Secom), da Saúde (SMS), de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), da Educação (SME), Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SEDRMC), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Municipal de Turismo (IMT), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Fundação da Ação Social (FAS), da Urbs, da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).