Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba Bem Cuidada

Dia do Gari é marcado por homenagens na Prefeitura

Prefeito Rafael Greca homenageia os trabalhadores da área de limpeza, asseio e conservação, no Dia do Gari. Na imagem, Lourdes Lopes da Silva, servente da PrefeituraCuritiba, 16/05/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Os trabalhadores da área de limpeza, asseio e conservação receberam homenagens pelos serviços prestados na cidade nesta segunda-feira (16/5), quando se comemora o Dia do Gari (Lei Municipal 12.005/2006) e de todos os servidores do setor. 

A solenidade, parceria da Prefeitura de Curitiba com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), aconteceu no Salão Nobre, no Palácio 29 de Março. 

O prefeito Rafael Greca destacou e agradeceu, em nome da cidade, o trabalho desses profissionais.

“É muito gratificante ver a forma como vocês cuidam da cidade. Quando escrevo #CuritibaBemCuidada, sei que estou exercendo uma expressão da verdade”, disse Greca, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel. 

Para o presidente do Siemaco, Manassés Oliveira, a homenagem reflete a valorização da cidade a esses profissionais. “Curitiba é sempre destaque quando o assunto é remuneração, benefícios e condições aos servidores, em especial, da Limpeza Pública”, comemorou. Por ocasião dos 40 anos do sindicato, o prefeito e as demais autoridades receberam placas comemorativas. 

Os trabalhadores foram representados por oito homenageados, de diversas áreas do setor (lista completa abaixo). Entre eles, a servente que atua há 17 anos no Palácio 29 de Março, Lourdes Lopes da Silva.

“É a primeira homenagem que recebo e estou emocionada, mas sou sempre muito feliz aqui, somos uma família”, contou Lourdes.

Há 15 anos na varrição da Praça Tiradentes, outra homenageada, a varredora Genilda Soares dos Santos, também não troca a área de trabalho por nada. “Fico orgulhosa por ter meu trabalho reconhecido, mas o dia a dia também é muito bom e gratificante”, disse. 

Participaram, ainda, a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias; o presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado do Paraná (Seac-PR), Rogério Bueno de Queirós; o presidente da Fundação de Asseio e Conservação do Paraná (Facop), Adonai Arruda; o diretor do Siemaco, Alexandre Oliveira; o diretor de Limpeza Pública da Secretaria do Meio Ambiente, Edelcio Marques dos Reis; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; e as equipes da Limpeza Pública e da Cavo.

Números

O Siemaco tem mais de 13 mil associados. Em Curitiba e Região Metropolitana, são em média 25 mil trabalhadores de asseio e conservação, sendo 5 mil trabalhando apenas na limpeza pública e urbana (garis). O sindicato estima que 65% desses trabalhadores sejam mulheres. 

O termo gari, de acordo com a Lei Municipal que propôs a homenagem, surgiu em referência ao francês Pedro Aleixo Gary, fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. No entanto, a categoria só foi instituída em 16 de maio de 1962, data que ficou conhecida como o dia do gari.

Homenageados

Lourdes Lopes da Silva 
- Servente PMC

Maria José Nascimento de Oliveira 
- Técnica de Segurança no Trabalho

Adilson Josias de Liz
- Porteiro 

Roberto Gomes de Lima
-  Fiscal de Limpeza Pública 

Genilda Soares dos Santos 
Varredora na Praça Tiradentes

Lucimara Cardoso de Lima Alves
- Servente de Limpeza na Câmara Municipal de Curitiba 

Fernando Ordine Skrobot
- Diretor de Operações na Paviservice Engenharia e Serviços Ltda. 

Humberto Bueno Gonçalves
- Recursos Humanos pela empresa Auxiliar Serviços de Asseio e Conservação