Em duas reuniões técnicas realizadas em Brasília esta semana, uma com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e outra com a equipe técnica da Embratur, Curitiba foi destacada como referência nacional na gestão técnica do turismo e modelo de políticas públicas que tornaram a cidade preparada para atrair e receber turistas nacionais e estrangeiros, que viajam a passeio ou a negócios. As agendas propostas focaram na experiência de gestão do turismo em Curitiba e nas potencialidades que o mercado internacional apresenta para a atração de turistas.
O Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, idealizado pelo prefeito Rafael Greca, foi um dos destaques das apresentações no Ministério do Turismo e Embratur.
A Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, apresentou os diversos programas atualmente em curso, muitos deles com o objetivo de formatar mais produtos turísticos direcionados ao mercado internacional e que priorizem os países com os quais já possuímos conectividade aérea como Argentina, Chile e Uruguai.
“Curitiba vem há sete anos consolidando uma ampla gama de ações efetivas na gestão do turismo e os resultados já apareceram. Sermos considerados pelo MTur e a Embratur como referência na gestão do turismo é um reconhecimento e uma conquista que compartilho com toda a equipe técnica do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba”, destaca Tatiana Turra.
Durante a reunião no MTur, Tatiana apresentou as ações do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e dados estatísticos sobre o Turismo em Curitiba, seguindo com o detalhamento de alguns programas e calendário de eventos futuros como a Feira Expo Turismo Paraná, para a qual entregou convite em nome do Presidente da ABAV João Alceu Rigon Filho à Ministra do Turismo e o Presidente da Embratur. A feira acontecerá em Curitiba nos dias 15 e 16 de junho próximo.
Os programas curitibanos apresentados à cúpula nacional do Turismo foram a Escola de Turismo – programa de capacitação gratuito direcionado ao trade do turismo; a participação de Curitiba no convênio em execução do projeto DTI Brasil – Destino Turístico Inteligente; e a forte atuação no apoio e atração de eventos técnicos, científicos, congressos e feiras do segmento M.I.C.E; além do incentivo à produção artesanal e à economia criativa associada ao turismo através da gestão das feiras de artesanato – com destaque para a Feira Especial de Natal, do Liceu de Ofícios Criativos e das lojas de souvenir CuritibaSuaLinda.
M.I.C.E. é uma sigla internacional que significa Meetings (encontros), Incentives (incentivos), Conferences (conferências) and Exhibitions (exibições).
Promoção internacional
Na Embratur, a agenda técnica abordou a promoção do destino Curitiba no exterior, em especial nos mercados que já estão conectados com nossa malha aérea como Argentina, Chile e Uruguai.
“Como parte da estratégia de divulgação da nova Marca Brasil, a Embratur está investindo fortemente na promoção de diferentes destinos brasileiros para atrair os turistas estrangeiros, e Curitiba está nesta seleta lista de desejos de viagem. Temos voos diretos saindo de Curitiba para Assunção, Montevideo e Santiago, em poucas horas o turista – seja ele dos segmentos de negócios ou de lazer – tem uma ampla gama de atrativos para conhecer em Curitiba e região metropolitana e criaremos produtos segmentados para atrair cada um destes públicos”, afirma Tatiana.
Natal de Curitiba
O Natal de Curitiba Luz dos Pinhais foi ressaltado como mais um case de sucesso da gestão do turismo em Curitiba. Após cinco edições, o calendário de celebrações natalinas se consolidou e cresceu. Em 2022 as mais de 130 atrações levaram um público contabilizado de 950 mil espectadores nos 40 dias de intensa programação. Para 2023, Curitiba espera ultrapassar um milhão de espectadores nos eventos do que já está consolidado como maior Natal do país.
Conventio & Visitors Bureau
Segundo a Presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queiroz, que acompanhou as agendas técnicas em Brasília, “Curitiba é uma cidade multidisciplinar e está crescendo e trazendo novos negócios dentro do ramo do turismo. Estamos sediando cada vez mais eventos, mais shows, e isso reverbera positivamente para o nosso setor e nossos mantenedores”.
As agendas no MTur e na Embratur nos dias 22 e 23 de maio também foram acompanhadas pelo responsável pelo escritório de Representação do Governo do Estado do Paraná em Brasília, Rubens Bueno Filho.