Promover a integração e o fortalecimento da equipe da nova Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) foi o objetivo da reunião de trabalho realizada, na manhã desta sexta-feira (25/7), no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD). A titular da SMDH, Amália Tortato, abriu o encontro ao lado do superintendente Carlos Eduardo Pijak Júnior e destacou a diversidade dos desafios da pasta.
“Nossa meta é pôr em prática parte do plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel voltado para o cuidado e a emancipação do cidadão curitibano. Por isso, estamos preparando a execução de projetos inovadores, articulando iniciativas com o poder público, iniciativa privada e Terceiro Setor, além de alinhar diretrizes com os órgãos da Prefeitura que atendam as políticas previstas para a SMDH”, frisou Amália.
Multiplicidade de desafios
Entre os destaques da SMDH nos primeiros sete meses de gestão está a implantação do programa Conectando Parcerias. Por meio de seis encontros temáticos que acontecerão até o fim de 2025, o órgão pretende estimular a autonomia e o desenvolvimento das organizações da sociedade civil (OSCs). Em agosto será ofertado o quarto dos seis módulos previstos.
Este foi o segundo encontro de trabalho da equipe da nova secretaria, que atua em oito áreas: Relações com o Terceiro Setor; Pessoa Idosa; Pessoa com Deficiência; Criança, Adolescente e Migrante; e Políticas sobre Drogas. O órgão também presta assessoria aos Conselhos Tutelares, que funcionam nas dez regionais administrativas em que a cidade está dividida e a dois Conselhos de Direitos: da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.