Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
A quatro mãos

Desenvolvimento Humano reúne comunidades terapêuticas para discutir novo edital

Desenvolvimento Humano reúne comunidades terapêuticas para discutir novo edital. Curitiba, 19/08/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

O anúncio da elaboração conjunta de um edital para a oferta de vagas em comunidades terapêuticas interessadas em acolher pessoas em situação de dependência química encaminhadas pela Prefeitura reuniu, nessa terça-feira (19/8), cerca de 100 representantes da sociedade civil e governamentais que atuam no enfrentamento à dependência química.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), Amália Tortato, deu as boas-vindas aos participantes. “Vamos construir as políticas públicas do segmento em parceria com vocês, conforme determinou o prefeito Eduardo Pimentel”, disse. O local escolhido para o encontro foi simbólico: o salão do hotel social mantido pela SMDH, com 100 vagas para promover a reinserção social de homens e mulheres que lutam para se manter longe das drogas.

Edital e mais novidades

Amália informou que a parceria começará repassando, em 2025, R$ 1 milhão do tesouro municipal para a oferta de vagas entre as entidades credenciadas. “Estamos trabalhando para aumentar o valor per capita em relação a outros editais”, completou. Ela também anunciou a realização, em setembro, de um festival para integrar as entidades parceiras.

Durante a apresentação das estratégias, os representantes puderam tirar dúvidas e apresentar propostas para o uso do recurso. Para o responsável técnico do Instituto Gratidão e consultor Allan Alves, isso marca a intenção da Prefeitura de estreitar a parceria com o segmento. “A forma como isso está acontecendo, dando espaço para sermos ouvidos e nos posicionarmos, é muito simbólico. Mostra a sensibilidade para o trabalho que fazemos, e que não é nada fácil”, disse.

Participaram do evento o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Renato Figueiroa; o assessor da Casa Civil do governo estadual, Fernando Cruz; o vereador Guilherme Kilter; o superintendente da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior; e o diretor de Políticas sobre Drogas do órgão, João Eduardo Cruz.