A pedagoga Kilza Almeida, de 37 anos, faz parte do grupo convocado para a contratação pelo processo seletivo simplificado (PSS) para a função de agente de apoio educacional. Ela foi contratada na manhã desta terça-feira (19/8), durante reunião preparada pela equipe da Secretaria de Gestão de Pessoal, no Edifício Delta, no Alto da Glória.
Nascida em Natal, no Rio Grande do Norte, Kilza mora em Curitiba há pouco mais de dois anos e meio. “A expectativa é aprender muito atuando na Secretaria da Educação. Como mãe, a experiência que tive até aqui com meus dois filhos que estudam na rede municipal tem sido maravilhosa. Espero crescer profissionalmente. Chegou a minha oportunidade”, comemorou ela, que mora no bairro Tingui e conseguiu escolher a Regional Boa Vista para trabalhar.
Por ordem de classificação, os convocados puderam escolher entre as dez regionais de Curitiba. Na tarde desta terça-feira (19/8), os 32 contratados comparecerão à regional escolhida para eleger a unidade onde vão trabalhar, dentre as opções definidas pela Educação, entre escolas e centros municipais de Educação Infantil. Os novos integrantes da equipe começam a trabalhar nesta quarta-feira (20/8).
Kilza, assim como todos os candidatos que estudaram em outros estados, tiveram que providenciar o documento de regularização de ensino estabelecido no edital, que deve ser solicitado na respectiva secretaria estadual.
Ex-estagiária
Defensora da educação inclusiva, Luciana Pigurski Velaz, de 51 anos, foi estagiária da Prefeitura de Curitiba na mesma área onde agora vai trabalhar como contratada. “Foi uma experiência interessante”, definiu ela, que estuda Pedagogia e veio de Santa Catarina há dez anos. Luciana se define como concurseira e espera um dia fazer o concurso da Prefeitura de Curitiba.
No PSS, as contratações são temporárias, por pelo menos 12 meses, podendo chegar a dois anos. Mesmo assim, Daniele Brustolin, de 37 anos, ficou animada com a oportunidade. Formada em Letras e estudante de Administração, ela já participou de outros processos seletivos do Estado do Paraná. “Vale a pena. Como experiência é muito bom”, define ela.
Aprender coisas novas é o que também empolga a nova contratada da Prefeitura de Curitiba, Leandra Oliveira dos Santos, de 23 anos. Filha de servidora municipal na Região Metropolitana, ela contou que a contratação veio em ótimo momento. Ela vinha acompanhando as publicações pelo site.
Leandra foi estagiária na área pública e já teve outras oportunidades em empresas que prestavam serviço para prefeituras da região. “Conheço um pouco do ambiente público e acho uma ótima oportunidade. O mercado de trabalho tem sido muito difícil”, comentou.
Durante a reunião, as equipes do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal e do Núcleo de Gestão de Pessoal – Educação deram orientações importantes sobre o pagamento dos salários, o vale-transporte e outras informações.
Candidatos deste PSS que já tiveram a sua documentação aprovada poderão ser chamados em breve para a contratação. Os participantes do processo seletivo devem acompanhar as publicações pelo site da Prefeitura de Curitiba.