Quem circula pelo Mercado Municipal de Curitiba nesta época do ano percebe rapidamente por que o local ganhou fama de ser o lugar onde “só acha no Mercado Municipal”. Entre bancas de frutas e verduras selecionadas, ingredientes curiosos e opções tradicionais das festas, o espaço vai ganhando movimento conforme se aproxima a ceia de Natal e Ano Novo.
O comerciante Sérgio Becker, do Armazém Zelma, conta que a procura já começou a crescer. “Está começando aquele pique de vendas pro Natal, mas na próxima semana já vira uma loucura, o pessoal sempre deixa pra última hora”, diz. Entre os itens que mais chamam a atenção, ele destaca produtos que muitos clientes procuram para inovar na ceia. “O arroz indiano fica bem soltinho, grão longo e fino, excelente qualidade. A lentilha rosa também cozinha rapidinho, é suave. E agora saem muito as nozes, castanhas, frutas secas, frutas desidratadas”, afirma.
A tradição de encontrar tudo num só lugar é o que motiva muitos curitibanos a visitar o Mercado. O casal Vani Antônio Bueno, 77 anos, e Gilcemar Ferretto Bueno, 73, aproveitou para garantir ingredientes para a ceia. “É um local apropriado porque tem tudo o que a gente quer. Sempre encontramos tudo aqui”, conta Vani, que mesmo morando hoje no Boqueirão mantém o hábito de visitar o espaço.
A relações públicas Lucélia Auriquio, 62 anos, dedicou parte da semana livre para adiantar a compra dos produtos que vai levar para a ceia com os amigos. “A qualidade é muito boa. Moro sozinha e, se compro isso no mercado comum, não dura três, quatro dias. Aqui dura dez. Então é qualidade e diversidade. Já estou preparando o que vai pra mesa de Natal”, ressalta.
Além dos produtos mais tradicionais — como castanhas, frutas cristalizadas e o clássico bacalhau da Noruega —, o Mercado também guarda opções curiosas que surpreendem nesta época do ano. Uma delas é o panetone com recheio de tiramisu, muito comentado por quem busca novidades para presentear ou servir na celebração. Para quem monta tábuas de frios ou aposta em entradas mais caprichadas, não faltam alternativas entre queijos, embutidos e vinhos que preenchem os corredores nesta temporada.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, destaca que o Mercado Municipal cumpre um papel importante neste período.
“É um espaço que combina tradição, qualidade e diversidade. As famílias sabem que aqui encontram produtos frescos, selecionados e também novidades que enriquecem a ceia. É parte da cultura da cidade buscar no Mercado aqueles itens especiais do fim de ano”, salienta Leverci.