A palavra “gravando”, seguida do inconfundível som da claquete, é a deixa para Ana Luiza Suplicy, coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Fundação de Ação Social (FAS), começar a explicar, olhando para a câmera, as informações transformadas em roteiro nos dias anteriores. Servidora há 30 anos da Prefeitura de Curitiba, ela domina como poucos o conteúdo voltado a entidades de acolhimento a idosos gravado em uma aula na modalidade de educação à distância (EAD) no fim de setembro, no estúdio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
Ana Luiza garante, no entanto, que sem o teleprompter (equipamento que exibe um texto de roteiro na frente da lente da câmera) e, principalmente, sem o apoio de produção do time do Estúdio Imap, seria muito mais desafiador e demorado gravar a aula EAD que estará disponível no início de 2026 na plataforma da Escola de Administração Pública.
“A equipe e a estrutura do Estúdio Imap são sensacionais. Além de nos deixarem confortáveis no momento da gravação, todos nos orientam nos preparativos para a filmagem sobre a construção do roteiro a partir do briefing, passando por dicas de como se posicionar em frente às câmeras, as cores e tipos de roupas que devemos evitar e também cuidados com o ritmo da apresentação do conteúdo”, afirma Ana Luiza, que já está no segundo curso EAD gravado no estúdio.
EADs, podcasts e muito mais
Inaugurado em 2021, o Estúdio Imap é responsável, principalmente, pela produção das aulas EAD da Escola de Administração Pública, ofertadas tanto para servidores como para a comunidade em geral. Mas a estrutura também é usada para gravação de podcasts, entrevistas, palestras, vídeos informativos e documentários.
“O Estúdio Imap conta com uma equipe dedicada e toda a estrutura, com equipamentos de última geração, para filmagem das aulas EAD e outros conteúdos. O time está preparado para realizar todas as etapas, desde a orientação sobre o roteiro, passando pela produção, gravação e edição e até, dependendo do conteúdo, como os documentários, a sonorização”, salienta Beatriz Battistella, presidente do Imap.
Em pouco mais de quatro anos, já foram realizadas 1.463 produções no Estúdio do Imap, sendo 1.170 aulas EAD para a Escola de Administração Pública. Denominadas capacitações de curta duração, essas aulas e cursos à distância têm a partir de 1 hora, podendo chegar a 80 horas de carga horária e vários módulos.
Estrutura
Quem entra no Estúdio Imap, realmente, se sente em um daqueles cenários de gravação de um programa de TV ou filmes. Logo na entrada, há uma área de espera e um camarim com bancada, espelho, itens de maquiagem e aquela iluminação certa para corrigir qualquer olheira que não precisa aparecer no vídeo.
Projetado para garantir isolamento acústico e controle térmico, o set de filmagem é uma área do Estúdio Imap com iluminação profissional, duas câmeras/tripés (a principal com teleprompter), tela de retorno (que permite à equipe do estúdio avaliar como ficará o corte de uma câmera para outra), estrutura modular com chroma key (fundo verde ou azul que permite a criação de cenários virtuais) e até uma tela touchscreen para apresentação de conteúdos durante a gravação.
Entre a sala de espera, o camarim e o set de filmagem, está a área da Ilha de Controle e Edição, uma mesa com telas, equipamentos e softwares de última geração que garantem a qualidade das imagens e do som durante as filmagens. É nela que se fazem ajustes, correções e retomadas durante as gravações e também o trabalho de edição e pós-edição, etapa final em que é feita a inclusão de conteúdos, como libras, materiais de apoio e de exercícios para alunos.
Todos os órgãos do município podem requerer o uso do Estúdio Imap para gravações, mediante agendamento com a Escola de Administração Pública do Imap, que administra a estrutura. Mais informações pelos telefones (041) 3350-9514 e 3350-9528.