A formação continuada dos servidores da Prefeitura de Curitiba é uma das atribuições do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), através da Escola de Administração Pública (EAP-Imap). Entre os mais de 30 cursos EAD (on-line) ofertados anualmente pela instituição, 16 capacitações também estão abertas para a comunidade em 2025. Os cursos on-line são gratuitos e têm inscrições abertas até o dia 15 de novembro (para conclusão até 15/12).
As capacitações EAD da EAP-Imap, voltadas tanto para agentes públicos como à população, abrangem áreas como administração pública, legislação, informática, inovação, planejamento, carreira e segurança alimentar. Destaque para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que aborda os conceitos básicos para a comunicação inclusiva entre pessoas surdas e ouvintes.
“Os cursos EAD do EAP-Imap oferecem flexibilidade, programas de capacitação com módulos de conteúdos atuais e a oportunidade de conciliar os estudos com o trabalho, tornando a educação ofertada mais acessível e inclusiva, o que contribui para a redução da desigualdade social e o aumento da participação ativa na sociedade”, destaca Cintia Ribas, diretora da Escola de Administração Pública do Imap.
OUÇA AQUI: Cintia Ribas, diretora da Escola de Administração Pública do Imap.
Os 16 cursos foram disponibilizados à comunidade por abordarem temas que desenvolvem competências para as mais diferentes áreas profissionais, para pessoas que planejam ingressar na carreira pública e ainda por contribuírem para a melhoria da qualidade de vida de todo cidadão.
“As capacitações estão alinhadas às melhores metodologias para o autodesenvolvimento, contribuindo para o planejamento de vida, para a melhoria das relações interpessoais dentro e fora do trabalho, para aprimorar a liderança, a comunicação e as habilidades gerenciais e, também, para o desenvolvimento humano ao criar uma relação mais saudável e consciente com a alimentação e o meio ambiente”, reforça a diretora do EAP-Imap.
Para se inscrever nos cursos EAD, é preciso se cadastrar no E-cidadão da Prefeitura de Curitiba, que dá acesso ao portal Aprendere.
As capacitações têm duração a partir de 1 hora (técnica de plantio ou aproveitamento integral de alimentos, que são vídeos informativos), podendo chegar a 80 horas de carga horária (a exemplo do curso de Libras), e é possível escolher mais de um curso para se inscrever e cursá-los até o dia 15 de dezembro. Por isso, as inscrições se encerram na primeira quinzena de novembro.
EAP/IMAP
Escola de Administração Pública (EAP), do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), oferece mais de 140 cursos de curta e longa duração para servidores e comunidade. As capacitações de curta duração podem ser presenciais ou EAD (on-line) sobre temas variados em administração pública, direito, liderança, comunicação, segurança alimentar e informática, com duração a partir de 1 hora. Já os cursos de longa duração são pós-graduações, cursos de aperfeiçoamento e de formação de carreira. A duração das pós-graduações pode variar de 15 a 24 meses, dependendo do programa. Todos os cursos de longa duração são presenciais na sede da escola no Alto da Glória. A EAP/IMAP tem oferecido esses cursos de pós-graduação em áreas Administração Pública, Gestão de Cidades Inteligentes e Liderança e Gestão de Equipes, Mudanças Climáticas e Direitos da Pessoa com Deficiência.
Conheça mais e se inscreva nos16 cursos EAD ofertados para servidores e comunidade pela Escola de Administração Pública do Imap