O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, reuniu nesta quinta-feira (4/9) secretários, superintendentes, diretores, chefes de núcleos, administradores regionais e vereadores para a terceira etapa do evento Painel do Plano de Governo. O encontro foi realizado no Centro de Eventos Imap Barigui.
O Plano de Governo para o período 2025-2028 considera 663 produtos, de 47 projetos, a serem entregues para a população. De janeiro a agosto deste ano, 28 (4%) produtos já foram entregues e outros 418 (63%) estão em andamento, somando 67% do total. Todos estes produtos em andamento confirmam a determinação da gestão em cumprir os compromissos assumidos.
Os dados integram o Painel do Plano de Governo, gerenciado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). O órgão é responsável pelo acompanhamento do cumprimento dos compromissos da gestão, dos pedidos da população (Fala Curitiba) e demais investimentos da Prefeitura.
“A cidade é um organismo vivo em permanente construção e com uma equipe tão comprometida em melhorar o dia a dia da população da capital vamos cumprir este Plano de Governo ousado. Governar é tomar decisões e precisamos focar a realização das ações previstas. Juntos, faremos o melhor mandato da história da capital”, afirmou Eduardo Pimentel.
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.
“Não posso deixar de agradecer a parceria com a Câmara Municipal que não poupa esforços para nos ajudar a cumprir o Plano de Governo e a tornar a nossa administração ainda mais inovadora e eficiente. Se temos mais de 80% de aprovação de nossa gestão é porque estamos realizando um trabalho em conjunto”, completou o prefeito.
Colabora.Cwb
Na abertura do evento, a presidente do Imap, Beatriz Battistella, compartilhou os resultados do programa de consultadas públicas Fala Curitiba 2025, que definiu os 100 pedidos da população que serão incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 - ou seja, serão realizados pela Prefeitura.
Entre março e agosto, 36.720 pessoas participaram das diferentes etapas do Fala Curitiba. "Tivemos vários canais de votação, incluindo o Fala Móvel, a internet e encontros preparatórios nos bairros, até chegarmos às reuniões finais presenciais em todas as regionais, quando foram definidos os pedidos que se tornaram os compromissos oficiais do município”, ressaltou Beatriz.
A presidente do Imap também apresentou o Programa Colabora.cwb, investimento em capacitação que irá trabalhar para a liderança colaborativa de gestores da Prefeitura, valorizando a inovação e o cuidado, alinhado com o Plano de Governo.
“O projeto Colabora.cwb nasce sintonizado ao compromisso da gestão de uma governança inovadora e voltada a políticas públicas que mudem o dia a dia do cidadão. Vamos trabalhar a boa liderança, integrada e colaborativa”, defendeu Beatriz.
Felicidade coletiva
O evento contou ainda com a palestra da CEO e fundadora da consultoria CollabSoul, Michelle Taminato. Com mais de 23 anos de experiência, Michelle é consultora para organizações privadas, públicas e do terceiro setor, tanto no Brasil quanto no exterior, promovendo a inovação e o desenvolvimento de líderes em busca da felicidade coletiva.
O encontro ainda teve um momento inspirador quando integrantes do grupo Wakaba, da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei), fizeram uma apresentação de taiko (tambor em japonês), arte musical japonesa que envolve uma variedade de instrumentos de percussão.
Ao final do evento, como lembrança, todos os participantes receberam uma muda da flor amor-perfeito, cultivada no Horto Municipal de Curitiba.
Realizações
Nos primeiros oito meses de gestão de Eduardo Pimentel, a Prefeitura beneficiou 332 famílias com novas moradias no Bairro Novo da Caximba e lançou os programas Domingão Paga Meia, o Tarifa Zero a Caminho do Emprego (já usado por 4,5 mil pessoas), o Vale-Creche, o Vale-Alimentação (para os catadores de recicláveis) e o Curitiba de Volta ao Centro, maior projeto de revitalização da cidade. Também inaugurou os Armazéns da Família do Caiuá e do Mercado Regional Cajuru e o Ambulatório Encantar, que atende crianças e adolescentes autistas.
Entre as obras, foram entregues a revitalização da Avenida Victor Ferreira do Amaral e da Rua Emiliano Perneta e trechos do Novo Inter 2. Na cultura, abriu o Estúdio Riachuelo. Já o programa Especialidades em Ação reduziu em quase 40% a fila de consultas médicas.