Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Feito por Elas

Cursos gratuitos abrem caminho para mulheres empreendedoras no Caximba

Estão abertas as inscrições no Bairro Novo do Caximba para o curso gratuito “Feito por Elas”, voltado a mulheres e jovens a partir de 16 anos. A iniciativa integra o Plano de Ações de Gênero, promovido pela SMIR em parceria com outras secretarias. Curitiba, 25/08/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Nesta segunda-feira (25/8), começaram no Bairro Novo do Caximba as atividades e inscrições para o curso Feito por Elas: Saber, Fazer e Vender, formação gratuita voltada para mulheres e jovens acima de 16 anos da região. A iniciativa é da Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), em parceria com outras secretarias municipais, e integra o Plano de Ações de Gênero (PAG), criado em 2023 para fortalecer a autonomia feminina em territórios de maior vulnerabilidade social.

As aulas vão até 27 de outubro no Escritório Elo (Rua Delegado Bruno de Almeida, 8.080). As inscrições podem ser feitas no local ou no Cras Caximba (Estrada Delegado Bruno de Almeida, 8.280).

Formação completa

A capacitação aborda desde conteúdos de desenvolvimento pessoal até noções práticas de negócios e serviços. Entre os módulos estão Projeto de Vida, Economia Solidária, Maquiagem, Postura e Imagem, Educação Financeira e Precificação de Produtos, Como ser MEI, Créditos Financeiros para Mulheres e Manicure.

O objetivo é ampliar oportunidades de geração de renda e estimular o protagonismo feminino no território, marcado por altos índices de vulnerabilidade. 

De acordo com diagnóstico realizado em 2022, mais da metade das famílias chefiadas por mulheres no Caximba sobrevivem com até meio salário-mínimo per capita ou sem nenhuma renda. Além disso, a taxa de desemprego feminino chega a 22,6%, quase o dobro da masculina.

Inclusão e oportunidades

A formação faz parte do Produto P6 – Incentivo à Economia Solidária e Circular Feminina, desenvolvido com consultoria técnica do Instituto Foz e cofinanciado pela Agência Francesa de Desenvolvimento. A execução envolve ainda a Fundação de Ação Social (FAS), a Cohab, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Agência Curitiba. 

Neste primeiro encontro, Ana Antunes, psicóloga da Smir, recebeu as interessadas e orientou sobre os conteúdos. O psicólogo da FAS Christopher Santos falou sobre o Projeto de Vida. “A ideia é incentivar o planejamento de carreira. Um projeto de vida é também um projeto de pessoa”, explicou.

Para Jenifer Pereira, 32 anos, moradora do bairro há 11 anos, a expectativa é grande. Ela é mãe de João Felipe, de 7 meses, e sem carreira estabelecida. 

“Estou me inscrevendo em todos os cursos, aprender nunca é demais e tenho certeza de que essas formações vão me ajudar a entrar no mercado de trabalho”, contou.

Compromisso com a equidade

O Plano de Ações de Gênero do Caximba foi estruturado dentro do Programa de Risco Climático, que prevê o reassentamento de famílias e políticas de adaptação às mudanças do clima, sempre com recorte de gênero. A proposta é garantir que as mulheres, principais chefes de família na região, tenham condições de superar desigualdades históricas e socioeconômicas.