Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
É carnaval

Curitibinhas aprendem e se divertem com aula de samba na Rua da Cidadania do Cajuru

Prefeito Rafael Greca participa de Aula de Iniciação ao Samba, das regionais Cajuru e Boqueirão, alusiva ao Carnaval 2023 na Regional do Cajuru. Curitiba, 15/02/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

O clima de Carnaval tomou conta da Rua da Cidadania do Cajuru na manhã desta quinta-feira, (16/2). Ali aconteceu uma Aula de Cultura Brasileira e Iniciação ao Samba, com a participação de 400 estudantes de seis escolas da Prefeitura. A iniciativa da Prefeitura através da Fundação Culturalde Curitiba (FCC) tem o objetivo de levar aos jovens um pouco de informação sobre a importância do samba na formação do grande mosaico que é a identidade brasileira.

O aprendizado foi bem diferente de uma aula convencional. Contou com a ajuda de relatos dramatizados sobre a história e os sons do gênero musical afro-brasileiro e suas variações, as cores das fantasias e adereços carnavalescos e muito confete e serpentina. A coordenação da atividade é da Fundação Cultural de Curitiba. 

Conhecendo a tradição

O prefeito Rafael Greca participou da programação, que reuniu as Escolas Municipais Madre Antônia, Eva da Silva e Senador Enéas Faria, da Regional Cajuru, além de Germano Paciornik, Lapa e Wenceslau Braz, da Regional Boqueirão.

“Vamos conhecer de onde vêm a tradição e a beleza da maior festa do Brasil, para poder admirar e gostar cada vez mais do samba e do carnaval”, disse o prefeito. Foi o segundo dia das aulas, que até esta sexta-feira (17/2), reunirão estudantes das dez regionais administrativas da cidade.

Empolgação

As colegas de turma Laura de Oliveira e Emanuelly Martins, do 4º ano de ensino integral da Escola Eva da Silva, estavam entre as mais animadas. Antes da apresentação do samba, suas variantes e principais compositores, - feita pelo personagem Curitibinha, atores e músicos da Banda Lyra e do Conservatório de MPB caracterizados para o Carnaval, elas já sabiam definir o que é samba. “É diversão, alegria e animação”, resumiram.

Supervisionadas por educadoras e pelas equipes dos Núcleos da Secretaria Municipal da Educação das duas regionais, as crianças terminaram a aula num animado baile carnavalesco que tomou conta do ginásio de esportes da Rua da Cidadania do Cajuru. Até o Cortejo Real – formado por Rei, Rainha e as duas princesas do Carnaval curitibano – sambou com as crianças, junto com os bonecos gigantes que remetem ao Carnaval pernambucano.

Destaque da festa

A decoração do espaço – formada por duas máscaras para olhos coloridas e gigantes e um lustre de fitas prateadas com uma rabiola colorida própria das pipas, ajudou a criar o clima da festa. Os adereços foram planejados e executados pelos gestores da Regional Cajuru, Flávia Hennequin e Egbert Schlögel, que passaram uma semana debruçados na criação e montagem das peças.

“Fizemos tudo isso usando apenas 6 metros de cano de PVC, 50 folhas de papel de seda e mais de 4 mil fitas, além de 1 quilo e meio de cola, um tanto de papel de seda e isopor”, contou Egbert, que também é baloeiro e se dedica à criação de  balões que não precisam do fogo para subir.

Os painéis instalados junto ao palco também foram obra da dupla, que teve um trabalho adicional. Depois de instalar a decoração, na noite anterior à festa, eles tiveram um trabalho adicional: desembaraçar as fitas do lustre, misturadas pelo vento forte que soprou na madrugada e não poupou o ginásio, que é aberto.

Participaram da programação o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Carlos Eduardo Pijak Júnior; a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro; a secretária de Educação, Maria Sílvia Bacila; os vereadores João da Loja Cinco Irmãos e Serginho do Posto, e os administradores regionais Narciso Doro Júnior (Cajuru) e Ricardo Dias (Boqueirão).