Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Top 5

Curitiba sobe duas posições e é a quinta colocada no Ranking de Competitividade dos Municípios

Curitiba é a quinta colocada no Ranking de Competitividade dos Municípios, criado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Foto: Isabella Mayer/SECOM (arquivo)

Entre as 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, Curitiba é a quinta colocada no Ranking de Competitividade dos Municípios, criado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Em 2025, a capital paranaense subiu duas posições em relação a 2024, entrou no top 5 e teve o melhor desempenho nesse grupo, já que as outras quatro cidades mantiveram as mesmas posições ou subiram ou desceram uma posição.

“Assumimos a administração da cidade em 2025 e já podemos comemorar um resultado tão expressivo. Isso confirma que a nossa gestão está no caminho certo”, comemora o prefeito Eduardo Pimentel.

Antes de Curitiba aparecem, no ranking: Florianópolis (SC), que manteve a primeira posição; Vitória (ES), que subiu uma posição; São Paulo (SP), que caiu uma; e Porto Alegre (RS), que se manteve na quarta posição.


Como funciona o ranking

Para chegar ao Ranking de Competitividade dos Municípios o CLP avalia 65 indicadores distribuídos em 13 pilares e 3 dimensões. As dimensões se referem à Economia, Instituições e Sociedade.

Curitiba avançou três posições na lista dos municípios com melhor desempenho na dimensão Economia e ocupa agora a quarta colocação. A capital paranaense registrou progresso consistente em todos os pilares no comparativo com o ranking do ano passado. Em inserção econômica avançou duas posições, sendo agora a 18ª colocada; em inovação e dinamismo econômico subiu seis posições, indo para a 9ª colocação; e em capital humano o progresso foi de três posições, indo para a 5ª colocação neste quesito. O salto mais expressivo veio em telecomunicações, na qual subiu 53 posições.

No pilar que verifica o Capital Humano, ou seja, a formação dos indivíduos mais diretamente voltada ao mercado de trabalho, a capital paranaense é a 5ª colocada entre todas as cidades avaliadas, avançando três posições desde o ranking anterior. O município melhorou em todos os indicadores: avançou sete posições em taxa bruta de matrícula no ensino técnico e profissionalizante, ocupando a 34ª colocação, e em taxa bruta de matrícula no ensino superior, no que é a 22ª colocada e seis posições em qualificação dos trabalhadores em emprego formal, tendo a 7ª colocação.

Em Instituições estão os pilares Sustentabilidade Fiscal e Funcionamento da Máquina Pública. Curitiba ocupa a 7ª posição entre as cidades.Quando verificado o desempenho da máquina pública, Curitiba está na 4ª colocação, a mesma da avaliação anterior. A cidade se destaca no tempo para abertura de empresas, pilar na qual é a 2ª colocada, tendo avançado três posições em relação à 2024. Este pilar avalia o tamanho dos custos de transação no município e a capacidade de o município identificar seus problemas e corrigi-los.

Na dimensão Sociedade, a capital paranaense saltou 11 posições. Aqui estão os pilares Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente. Em Instituições estão os pilares Sustentabilidade Fiscal e Funcionamento da Máquina Pública. Curitiba ocupa a 7ª posição entre as cidades, tendo caído uma posição em comparação com 2024.

Apoio e fortalecimento

O ranking do CLP foi criado para apoiar e fortalecer as gestões locais. O objetivo é avaliar a capacidade que as administrações municipais têm de entregar políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e inovadoras.