Curitiba está entre as três primeiras capitais com o melhor saneamento básico do Brasil. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (13/8), durante a 9ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, promovido pelo Instituto Trata Brasil na capital paulista. Goiânia e São Paulo ficaram em primeiro e segundo lugar no ranking, respectivamente.
O estudo completo pode ser acessado no site do Instituto Trata Brasil. De acordo com o levantamento, Curitiba é a única capital brasileira que já atingiu as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, com nota 10 nos quesitos atendimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto.
A premiação aconteceu na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo (SP), e Curitiba foi representada pelo diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Antônio Carlos Gerardi, e pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski.
Para o prefeito Eduardo Pimentel, o prêmio nacional mostra como Curitiba está no caminho certo. “Este prêmio não é apenas um reconhecimento dos resultados alcançados, mas também um incentivo para continuarmos avançando. Curitiba reafirma que saneamento é saúde, é meio ambiente, é qualidade de vida e, acima de tudo, é compromisso com o futuro”, disse Eduardo Pimentel.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, que recebeu a premiação em São Paulo, afirmou que o resultado é o reconhecimento de um plano robusto de investimentos da companhia, mantendo não só a capital, mas todo o Estado do Paraná, como referência em saneamento.
“Nosso desafio é acompanhar uma cidade com ritmo acelerado de crescimento e continuar com a universalização, que não é um passo dado nos últimos anos, mas vem de um trabalho feito há 62 anos, nessa parceria de Curitiba com a Sanepar”, afirmou Bley.
Serviço universalizado
Curitiba tem 100% da população abastecida com água tratada, 100% com coleta de esgoto e 97,14% de tratamento do esgoto. No ranking geral, entre os 100 municípios de maior população no país, Curitiba ficou na 18ª posição, quatro pontos melhor que em 2024.
A capital paranaense também foi destaque em indicadores no comparativo com os 100 municípios avaliados. Curitiba e Santo André (SP) são as duas únicas cidades com 100% de atendimento total na coleta de esgoto. A capital paranaense está entre as 31 cidades que já atingiram a universalização do tratamento total de esgoto (com 97,14%, acima do mínimo de 80% exigido).
Para o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento de Curitiba, Antônio Carlos Gerardi, o trabalho feito em parceria com a Sanepar traz bons resultados para a população. “Cabe a Prefeitura atuar como órgão fiscalizador e articulador, assegurando que a empresa execute as ações de forma adequada. Curitiba vai seguir trabalhando para continuar como referência em saneamento no Brasil”, disse Gerardi.
A premiação
A 9ª edição do Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico foi realizada pelo Instituto Trata Brasil em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV),
O evento acontece desde 2015 e prestigia cidades que estão avançando nos indicadores de água e saneamento, com base nos dados do Sistema Nacional De Informações Sobre Saneamento (Sinisa).