Curitiba recebeu nesta sexta-feira (7/10) na Casa Firjan, no Rio, o Gimi Awards, principal premiação de inovação do mundo, promovida pela Global Innovation Management Institute (Gimi) e considerada o Oscar do setor. A cidade ficou em primeiro lugar na categoria Entidade Governamental Mais Inovadora, com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Entre os concorrentes, a Polícia de Dubai ficou em segundo lugar e o Ministério de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes recebeu o terceiro lugar.
Receberam o prêmio em nome da Agência Curitiba Paulo Krauss, diretor técnico, e Frederico Lacerda, diretor jurídico. A cerimônia reuniu mais de 60 empresas internacionais e cerca de 200 convidados do Brasil e do exterior, incluindo Hitendra Patel, CEO e cofundador da Gimi, considerado pela revista Forbes como guru mundial da inovação.
A Gimi é uma instituição de Cambridge, nos Estados Unidos, sem fins lucrativos. O grupo auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial através de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais.
A premiação Gimi Awards é organizada anualmente e tem oito categorias para instituições e duas individuais.
Paulo Martins, vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, celebrou a conquista e destacou o reconhecimento internacional.
“Este resultado confirma o compromisso de Curitiba com políticas públicas que estimulam o empreendedorismo, atraem investimentos e aceleram soluções urbanas inovadoras. Nossa cidade está preparada para liderar a transformação econômica baseada em conhecimento e tecnologia, este prêmio reflete o trabalho conjunto entre poder público e setor produtivo”, destaca Martins.
Prêmio inédito
Esta é a primeira vez que Curitiba participa, com a inscrição da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Entre diversos programas e projetos, a Agência orquestra a colaboração entre instituições públicas, startups, academia e parceiros privados, criando um ecossistema de inovação na cidade onde as ideias podem prosperar. A entidade tem papel relevante na execução das ações que contribuíram para Curitiba se tornar reconhecida internacionalmente como uma cidade inteligente e sustentável, fomentando a inovação e o empreendedorismo.
O presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, também comemorou o prêmio. “O reconhecimento global demonstra a maturidade do ecossistema de inovação curitibano e os resultados concretos alcançados pelos programas e iniciativas desenvolvidos em parceria com o Vale do Pinhão e demais atores da cidade. A premiação é um estímulo para seguir avançando em projetos que promovem inovação, competitividade e oportunidades para quem empreende em Curitiba”, diz o presidente.
Critérios de avaliação
O case da Agência Curitiba foi avaliado em duas etapas. A primeira foi a inscrição documental, com o envio de um relatório sobre as atividades do órgão. Na segunda etapa houve uma apresentação ao vivo online para os dois jurados designados, os britânicos Jacky Wright, sócia e diretora de tecnologia e plataforma da McKinsey and Company, e Rowan Gibson, presidente da Imagination Bridge e vencedor do prêmio Líder Global de Inovação em 2015.
Entre os critérios analisados estão a singularidade e criatividade do projeto, mudanças mensuráveis da adoção bem-sucedida da inovação e benefícios financeiros e não financeiros.