Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura

Curitiba recebe a arte do mexicano Luis Nishizawa

Após temporada em Brasília e São Paulo, chega a Curitiba uma das maiores exposições sobre a natureza e o cosmos, do artista mexicano Luis Nishizawa. Foto: Divulgação

Após temporada em Brasília e São Paulo, chega a Curitiba uma das maiores exposições sobre a natureza e o cosmos, do artista mexicano Luis Nishizawa.  A mostra será aberta às 19h30 desta quinta-feira (12), no Museu Municipal de Arte de Curitiba, no Portão Cultural, e fica em cartaz até 18 de março, com entrada franca. Inclui pinturas, serigrafias e gravuras, dentre elas uma pequena seleção de obras pictóricas do gênero natureza morta.

Falecido em setembro de 2014, Luis Nishizawa ficou conhecido mundialmente por traçar em sua obra o diálogo com a natureza e o cosmos, ao expressar a grandeza de montanhas e vulcões e, assim, difundir uma visão espacial e a perspectiva geográfica das paisagens mexicanas.
Com apoio e realização embaixada do México e do consulado geral do México, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.

Sobre o artista

Luis Nishizawa Flores, pintor mexicano, nasceu em Cuatitlán, México, no dia 2 de fevereiro de 1918. Seu pai, KenjiNishizawa, nativo do Estado de Nagano, Japão, e sua mãe, Maria de Jesús Flores, do Estado do México. Começou a estudar arte quando foi aceito na prestigiosa Academia de San Carlos, em 1942, e realizou sua primeira exposição em 1951, no Salão de Artes Plásticas, transformando-se num dos mais importantes artistas mexicanos.

Em 1996, ganhou o Prêmio Nacional de Ciências e Artes na categoria das Belas Artes. Também tem recebido outros importantes reconhecimentos, tanto nacionais, quanto internacionais, dentre eles, a condecoração do Governo do Japão, com a medalha Tesouro Sagrado do Dragão, em 1987.

Considerado um dos maiores representantes de paisagens naturais contemporâneas na pintura universal, Nishizawa trabalhou e lecionou na cidade de Toluca, onde transformou sua casa em estúdio, quase até o momento de sua morte, aos 96 anos em 29 de setembro de 2014. Seu falecimento deu-se há apenas uma semana antes da abertura da exposição de sua obra, em Brasília.

Exposição “A Paisagem Mexicana na Plástica de Luis Nishizawa”
Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural
Endereço: Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão.
Data: 12/02 a 18/03 de 2015
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Ingresso: gratuito.