Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ministério do Turismo

Curitiba passa a integrar a Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes

Curitiba tem papel de destaque no lançamento da Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes. São Paulo, 21/08/2025. Foto: Divulgação

Até sábado (23/8), o Instituto Municipal de Turismo (IMT) de Curitiba participa do Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, um dos mais importantes encontros do setor no país. Além de fazer parte do estande do Paraná, a capital paranaense aderiu à Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes (Rede DTI Brasil), lançada oficialmente no evento.

A rede é uma Iniciativa inédita do Ministério do Turismo para integrar cidades comprometidas com inovação, sustentabilidade, acessibilidade e melhoria da experiência dos visitantes.

No lançamento oficial, Curitiba representou o grupo executivo responsável pela construção da rede, ao lado do Ministério do Turismo (MTur), Sebrae Nacional, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e destinos como Belo Horizonte, Bonito, Recife e São Luís.

De acordo com o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka, a adesão de Curitiba ao movimento reforça o compromisso da cidade em alinhar inovação e qualidade de vida ao desenvolvimento turístico.

“A Rede DTI Brasil consolida uma jornada coletiva de transformação. Para Curitiba, significa compartilhar experiências, trocar boas práticas e fortalecer nossa posição como destino turístico inovador e sustentável, sempre pensando no bem-estar do visitante e no impacto positivo para os moradores”, destacou.

A comitiva curitibana contou também com a participação do coordenador do DTI no IMT, Wellington de Medeiros, e a gerente de Promoção e Eventos, Janaina Reatti.

Rede DTI Brasil

A Rede DTI Brasil foi concebida como um espaço permanente de cooperação, com a missão de estimular a integração de setores de inovação turística, promover capacitação de profissionais, ampliar a visibilidade internacional dos destinos brasileiros e apoiar projetos sustentáveis. O modelo fortalece ainda a jornada nacional de reconhecimento das cidades como Destinos Turísticos Inteligentes