A cidade de Curitiba esteve representada na 4ª edição do Luppa Lab, realizada de 19 e 23 de maio em Barcarena, no Pará. O evento, encerrado nesta sexta-feira (23/5), reuniu representantes de mais de 50 municípios brasileiros para trocar experiências e cocriar soluções voltadas à construção de sistemas alimentares mais sustentáveis e inclusivos.
A capital paranaense foi representada por técnicos da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), que compartilharam práticas e políticas públicas desenvolvidas na cidade e reforçaram o papel de Curitiba como referência nacional na área.
O coordenador técnico de Agricultura Urbana e Metropolitana da SMSAN, Edson Rivelino Pereira, destacou a importância do encontro para o fortalecimento das redes de colaboração entre cidades. “Curitiba participou como cidade mentora, contribuindo com sua experiência para apoiar outros municípios na construção de políticas de segurança alimentar. A troca é fundamental para ampliar o entendimento de que acesso a alimentos saudáveis e em quantidade suficiente é um direito constitucional”, afirmou.
Durante o evento, também foram definidas as quatro cidades que Curitiba irá acompanhar ao longo de 2025, oferecendo mentoria e apoio técnico por meio de encontros periódicos.
Reconhecido como o maior laboratório de políticas alimentares urbanas do mundo, o Luppa Lab é parte da jornada do Luppa – Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares. A iniciativa promove capacitações e articulações intermunicipais com foco em políticas sistêmicas e participativas e é correalizada pela Prefeitura de Barcarena, com apoio da Hydro, Gás Pará e diversas instituições nacionais e internacionais ligadas ao tema da alimentação sustentável.