Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura e solidariedade

Consulado argentino distribui empanadas no Mesa Solidária

Cônsul da Argentina irá no Mesa Solidária Luz dos Pinhais para distribuir empanadas no almoço. Curitiba, 23/05/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Em celebração ao Dia da Independência da Argentina, comemorado em 25 de maio, o Consulado da Argentina em Curitiba promoveu nesta sexta-feira (23/5) uma ação em parceria com o programa Mesa Solidária. Foram entregues gratuitamente 200 empanadas típicas argentinas e 36 litros de refrigerante às pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelo projeto.

A ação, realizada na unidade Luz dos Pinhais, no Centro, contou com a presença do cônsul argentino em Curitiba, Eduardo Alfredo Leone, acompanhado pelos cônsules adjuntos Diego Milanese e Alejandro Ocampo. A iniciativa reforça os laços de cooperação entre o Consulado e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

“É uma grande alegria poder dividir um pouco da nossa cultura com a população de Curitiba, especialmente com aqueles que enfrentam dificuldades. Agradecemos à Prefeitura e às organizações envolvidas por nos permitir viver esse momento de solidariedade, celebrando a data nacional de forma tão especial”, afirmou o cônsul Eduardo Leone.

O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, destacou a importância da parceria internacional no fortalecimento das políticas públicas locais. “Esta é mais uma demonstração de que a solidariedade ultrapassa fronteiras. É uma iniciativa que expressa a amizade entre Curitiba e a Argentina e reforça o compromisso mútuo com o cuidado às pessoas. Que possamos seguir compartilhando experiências e ampliando o acesso à segurança alimentar”, declarou.

Programa essencial

O Mesa Solidária é um dos pilares da política pública de segurança alimentar da cidade. Ele oferece refeições gratuitas e de qualidade para pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social, sendo, para muitos, a única refeição completa do dia. “Esse programa me ajuda muito. Tem dia que é só aqui que eu consigo comer”, contou Marcos de Souza, 63 anos, desempregado.

Já Gerônimo Durval do Amaral, de 60 anos, elogiou a iniciativa do consulado. “A empanada estava deliciosa. Muito bonito da parte deles virem até aqui dividir isso com a gente”, disse ele.

Sobre o Mesa Solidária

Mesa Solidária é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba que reúne esforços de vários órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. O programa, que teve início em dezembro de 2019, já distribuiu mais de 1,2 milhão de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O espaço Mesa Solidária Luz dos Pinhais, localizado atrás da Catedral no Centro, é um dos cinco pontos de distribuição do programa na cidade. Outros locais são as Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo (Jardim Botânico), Dom Bosco (Campo do Santana) e Vila Agrícola (Cajuru), além da cozinha da Praça Solidariedade (Rebouças).

Durante a pandemia o programa foi ampliado, com novas adesões de entidades, abertura de mais pontos de atendimento e apoio de feirantes, permissionários dos Sacolões da Família e comerciantes dos Mercados Públicos da capital, que passaram a doar as chamadas "xepas" de hortaliças e frutas (alimentos sem valor comercial). Além disso, toda a produção de verduras da Fazenda Urbana da Prefeitura vai para o preparo de pratos do Mesa Solidária.