Dia 1º de Outubro é o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa. A data mundial, criada pela Organização das Nações Unidas em 1991, tem o objetivo de homenagear as pessoas com 60 anos ou mais e incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades desta população.
Para atender e proteger os idosos e garantir a eles qualidade de vida, prevenindo assim a violação de direitos, a Prefeitura de Curitiba atua em várias frentes. Os serviços são ofertados, principalmente nas áreas da assistência social, saúde, educação, cultura, trabalho, esporte e lazer.
“Em Curitiba primamos pela proteção e defesa da vida dos idosos e para eles nossa Curitiba oferece muitos serviços que buscam a prevenção de situações de algum tipo de violência até a oferta de atividades culturais e físicas que podem tornar a vida mais feliz”, afirma o prefeito Rafael Greca.
Serviços para todos
Com a pandemia da covid-19, que chegou a Curitiba em março de 2020, a Prefeitura intensificou o atendimento à população idosa em determinadas áreas e em outras precisou reformular e até suspender serviços, principalmente, os que ofertam atividades coletivas.
As mudanças tiveram o objetivo de evitar o risco da contaminação pelo novo coronavírus, mas não impediram que os idosos continuassem sendo acompanhados pelo município.
Assistência Social
Para a prevenção de situações de violação de direitos e o atendimento a idosos que já vivem em risco social, a Prefeitura faz o acompanhamento desse público e de suas famílias, oferta acolhimento e até cursos de qualificação a área do trabalho.
Nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Atividades para Idosos (Catis), as atividades de convivência e fortalecimento de vínculos estão suspensas, mas os idosos continuam sendo acompanhados pelas equipes técnicas de maneira remota.
E será pelo whatsapp que os Cras irão homenagear os idosos neste 1º de Outubro. Haverá envio de mensagem de vídeo, compartilhamento de fotos dos grupos em momentos alegres antes da pandemia e de frases destacando os direitos da pessoa idosa, entrega de kits de beleza e lembrancinhas.
Um vídeo com o músico Pablo Elias também vai marcar a data. Atualmente, a FAS conta com 2.907 idosos que participam de 189 grupos de convivência, nas dez regionais da cidade.
No caso dos idosos que não têm condições de deslocamento ou estão fragilizados, física e emocionalmente, os Cras fazem o atendimento em domicílio, serviço que durante a pandemia, passou a ser realizado em situações emergenciais.
Idosos abandonados por suas famílias ou que sofrem algum tipo de violência também encontram proteção do município. Eles são acolhidos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) contratadas pela FAS, onde recebem os cuidados necessários.
Para as pessoas idosas acolhidas nesses espaços, o 1º de Outubro será comemorado com almoços e cafés especiais, atividades musicais, danças guiadas, cinema, bingos e até um baile de primavera apenas com público interno.
Idosos em situação de rua também são acolhidos provisoriamente pela FAS, que possui mais de 70 vagas específicas para este público, em quatro unidades.
Nos próximos dias, a Prefeitura de Curitiba, a FAS e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) lançam uma campanha para valorização da pessoa idosa que será divulgada na TV, nas rádios, redes sociais e nos pontos de ônibus.
Na área do trabalho, a FAS oferta ainda curso de inclusão digital para idosos que queiram aprender a usar smartphones. A atividade on-line, promovida em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), já certificou mais de 200 pessoas desde 2020.
Por meio do Programa Liceus de Ofícios, pessoas com 60 anos ou mais podem participar dos cursos de qualificação profissional, que terão as atividades presenciais retomadas em breve.
Saúde
Considerado um dos públicos mais vulneráveis em relação à covid-19, os idosos receberam desde o início da pandemia um olhar especial da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.
Uma das primeiras ações, ainda em 2020, foi a elaboração de estratégias para as Instituições de Longa Permanência (ILPs), incluindo protocolos sanitários e de cuidados, fluxos de atendimento e encaminhamentos e um trabalho de monitoramento pelas equipes da Vigilância Epidemiológica nestes locais, reforçando sempre as medidas de prevenção e monitoramento de possível surtos, inclusive com a realização de testagem ampliadas para os idosos assintomáticos que moram juntos com outros que venham a testar positivo.
Ainda voltado ao cuidado com os idosos, a SMS estabeleceu parceria com algumas universidades e estudantes da área da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Evangélica Mackenzie e Pequeno Príncipe “adotaram” idosos para realizar o acompanhamento de Saúde.
Outra inovação visando o cuidado daqueles que foram infectados, foi a implantação do monitoramento de oximetria para todos as pessoas com 60 anos ou mais, com teste positivo para covid-19.
Quando a vacinação iniciou, em janeiro de 2021, os idosos, ao lado dos profissionais de saúde, foram priorizados na campanha. E agora também passaram, ao lado dos imunossuprimidos, a serem os únicos a receber uma dose de reforço da vacina anticovid.
Durante toda a pandemia, ainda, os idosos que fazem acompanhamento pelo SUS puderam receber os seus medicamentos em casa. E o monitoramento dos pacientes crônicos com hipertensão e diabetes nunca cessou.
Educação
O público idoso que deseja prosseguir com o Ensino Fundamental também encontra apoio da Prefeitura. Os interessados podem fazer matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a qualquer momento do ano.
A matrícula pode ser feita nas escolas municipais que ofertam a modalidade EJA - Fase 1, correspondente aos anos iniciais (do 1º ao 5º) do Ensino Fundamental.
O estudante pode concluir seus estudos em até quatro semestres (dois anos). Nas aulas são desenvolvidas práticas pedagógicas interdisciplinares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Esporte e Lazer
Desde 15 de julho, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) está retornando de forma gradativa as atividades presenciais, que foram suspensas por conta da pandemia de covid-19.
Entre as atividades oferecidas para os idosos, mas com restrição no número de participantes, está ginástica, hidroginástica, natação, bocha sênior, baile da melhor idade, concurso de rei e rainha da melhor idade, alongamento, dança, caminhada, musculação, Pedala Curitiba, caminhada Passos na História, campanhas educativas e demais eventos de lazer.
Denuncie
Casos de violência contra o idoso em Curitiba podem ser informados pelo telefone 156.