Ir para o conteúdo
Passando o bastão

Curitiba entrega prêmio à mais nova Comunidade Inteligente do Ano pelo ICF

Curitiba dá as boas-vindas à mais nova Comunidade Inteligente do Ano de 2025. O anúncio foi feito durante Jantar Anual de Entrega dos Prêmios da Comunidade Inteligente no Vietnã. Foto: Divulgação

Depois de Curitiba ser eleita em 2024 a Comunidade Mais Inteligente do Mundo pelo Intelligent Community Forum (ICF), de Nova Iorque, chegou a hora de passar o troféu para a Região de Durham, em Ontário, no Canadá.  O anúncio ocorreu na terça-feira (3/12) durante prestigiada cerimônia no evento anual ICF Global Fórum, realizada no distrito de Binh Duong (vencedor de 2023), em Ho Chi Minh City, Vietnã.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão,  representou o Prefeito Eduardo Pimentel, sendo responsável por revelar a comunidade vencedora. Também, apresentou Curitiba como realizadora do evento ICF, onde serão reveladas as próximas finalistas da edição 2026 do prêmio ICF, no mês de março, paralelamente ao Smart City Expo Curitiba.

“É uma honra participar deste momento que celebra a inovação e o empreendedorismo em comunidades inteligentes. Curitiba recebeu este reconhecimento em 2024 e hoje damos as boas-vindas à Região de Durham, que passa a integrar este seleto grupo de comunidades que se destacam por projetos estruturantes e visão de futuro com a participação da sociedade. Por definição, toda comunidade inteligente é uma smart city, mas nem toda smart city é uma comunidade inteligente”,  afirmou o presidente.



Durante o evento, o presidente da Agência Curitiba participou de um painel de líderes sobre boas práticas de comunidades inteligentes com os prefeitos de Bursa (Turquia), Fairfield (EUA) e Assaí (Paraná-Brasil).

Ainda, realizou reuniões no World Trade Center Binh Duong New City com o mandatário da principal cidade inteligente do Vietnã, Ho Chi Minh City, e o presidente da gigante estatal Becamex, responsável pela implementação de projetos de smart cities no país.


Por fim, ao participar da delegação internacional do ICF, conheceu o ecossistema de inovação da região que inclui as fábricas da Lego e da TetraPak, além de instituições como a Eastern International University, a empresa de tecnologia VNG, o VSIP (Parque Industrial Vietnã-Cingapura) e o SIHUB (Centro de Startups e Inovação de Ho Chi Minh).



Comunidade mais inteligente de 2025

Formalmente conhecida como  Região de Durham, a comunidade é um governo regional que reúne oito municípios e presta serviços compartilhados.

A região de Durham, na Grande Toronto, é a Capital da Energia Limpa do Canadá, responsável por cerca de 30% das necessidades energéticas da Província de Ontário. Consequentemente, a engenharia energética é uma importante área de emprego, com projetos inovadores como o primeiro pequeno reator modular conectado à rede elétrica, que está sendo desenvolvido na região. Durham também abriga fábricas de automóveis, uma próspera indústria cinematográfica e instalações de pesquisa reconhecidas mundialmente, como o túnel de vento aerodinâmico climático ACE, capaz de operar em múltiplos climas.

 Também em Durham fica a Ontario Tech University com instalações de pesquisa reconhecidas mundialmente, como o túnel de vento aerodinâmico climático ACE, capaz de operar em múltiplos climas. Também possui fábricas de automóveis e uma próspera indústria cinematográfica.

“A Região de Durham tem utilizado a Estratégia de Aceleração Comunitária de forma cuidadosa e consciente há anos, adaptando os fundamentos da ICF para atender às necessidades específicas de seus municípios e da vasta área que abrange”, afirmou Robert Bell, cofundador da ICF. “Eles merecem plenamente essa honra e a Certificação de Comunidade Inteligente que receberam ao longo do caminho.”

A escolha da nova Comunidade Inteligente do Ano ocorreu após um ano de etapas de avaliação. O processo incluiu análise quantitativa de dados, auditoria presencial conduzida por um representante do ICF e votação de um júri internacional composto por especialistas de diversos países, inclusive de Curitiba.

Paraná estava na disputa

As comunidades participantes são avaliadas a partir de seis fatores que compõem a estratégia de aceleração comunitária. Esses elementos buscam promover crescimento econômico inclusivo, fortalecer vínculos sociais e fomentar culturas ricas e significativas. Além de Durham, concorreram ao título Assaí, no Paraná; Município Metropolitano de Bursa, Turquia; Fairfield/Condado de Jefferson, Iowa, EUA; Hilliard, Ohio, EUA; Kingston, Ontário, Canadá; e Las Rozas de Madrid, Espanha.

Smart21 Curitiba 2026

Pela primeira vez, a América Latina sediará uma etapa do prêmio que escolhe a Comunidade Mais Inteligente do Mundo. Curitiba será anfitriã da Conferência ICF Smart21 de 2026, que ocorrerá na última semana de março, integrada à programação da Smart City Expo Curitiba.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, destacou o impacto da realização do evento para a cidade.

“Curitiba vem consolidando sua posição como referência em inovação e políticas públicas inteligentes, por isso sediar a etapa Smart21 reforça nosso compromisso com o compartilhamento internacional de boas práticas de cidades inteligentes aplicadas  ao bem-estar das pessoas”, afirmou Martins.

A programação está marcada para os dias 24 e 25 de março, com a presença de mais de 150 representantes de cidades de todo o mundo. No dia 24, ocorrerá um seminário no Pinhão Hub. No dia 25, os delegados internacionais participarão da abertura da Smart City Expo Curitiba pela manhã e de um tour pela cidade à tarde. À noite será realizada a cerimônia que anunciará as 21 cidades ou regiões semifinalistas ao título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2026.