Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade sustentável

Curitiba é destaque em evento internacional sobre clima e natureza em São Paulo

Curitiba é destaque em evento internacional sobre clima e natureza em São Paulo. Foto: Divulgação

As ações feitas pela Prefeitura de Curitiba na área de sustentabilidade ambiental foram apresentadas no Workshop Internacional “Towards COP30: Connecting Cities and Nature”, que aconteceu em São Paulo, na última sexta-feira (31/10) e no sábado (1/11). O encontro foi feito em parceria pela Prefeitura de São Paulo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP). 

O evento reuniu representantes de cidades-modelo da iniciativa Geração Restauração (Generation Restoration) e especialistas de redes internacionais como Iclei - Governos Locais para Sustentabilidade, C40 e ONU-Habitat, em preparação para a COP30, que será sediada em Belém.

Curitiba foi representada pelo diretor do Departamento de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Felipe Maia Ehmke, e pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Gabriel Ollé Dalmazo.

Felipe Maia participou do Painel 5 – “Financing Climate-Nature Action in Cities”, ao lado de representantes de Montreal (Canadá) e São Paulo, abordando as estratégias de financiamento climático e soluções baseadas na natureza.

“Apresentei as experiências que a Prefeitura faz em Curitiba, integrando a infraestrutura verde com 52 parques e bosques, na mitigação de emissões e financiamento de resiliência urbana. Essas ações reforçam o papel de Curitiba como referência latino-americana em planejamento climático local e inovação em políticas públicas”, disse Ehmke.

Agricultura Urbana

O engenheiro Gabriel Dalmazo, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, foi convidado para o Painel C – “Restoring Urban Ecosystems through Urban and Peri-Urban Agriculture”, no auditório temático do evento.

Dalmazo apresentou a experiência curitibana em Agricultura Urbana e periurbana, com ênfase em hortas comunitárias, segurança alimentar e restauração ecológica integrada ao planejamento urbano. 

Visita técnica e intercâmbio

No sábado (1/11), os representantes de Curitiba participaram de uma atividade de campo organizada pela Prefeitura de São Paulo, que reuniu autoridades locais e internacionais para o plantio de mais de duas mil mudas nativas da Mata Atlântica. A ação contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e de Sharon Gil, líder de Cidades e Regiões do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), além de delegações de diversos países participantes do workshop.

O intercâmbio proporcionou a troca de experiências entre Curitiba e São Paulo sobre políticas de restauração, educação ambiental e gestão participativa de áreas verdes, ampliando o diálogo entre as cidades no contexto da agenda climática e da Geração Restauração, coordenada pelo PNUMA.

Geração Restauração

A presença de Curitiba no workshop de encerramento da Geração Restauração é resultado de uma trajetória contínua de cooperação internacional e fortalecimento técnico.

Em março de 2025, a cidade foi destaque no workshop global realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, onde apresentou suas iniciativas de restauração ecológica urbana, agricultura sustentável e infraestrutura verde.  

Em setembro, Curitiba também promoveu uma capacitação intersetorial para servidores municipais, conduzida pelo Departamento de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com foco na criação do Mercado Municipal de créditos de carbono.

A atividade reuniu equipes de diversas secretarias e consolidou o avanço da cidade na implementação de instrumentos financeiros de mitigação e adaptação climática, em sinergia com a futura Lei Municipal de Mudanças Climáticas.