Curitiba ganhou mais uma vez destaque nacional, desta vez na área do saneamento. O Ranking ABES da Universalização do Saneamento 2025, divulgado nesta quarta-feira (17/12), mostra que Curitiba é a única capital do Brasil na categoria máxima do levantamento. O estudo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) mostra ainda que apenas 63 cidades (2,54%) também alcançaram a categoria máxima Rumo à universalização, entre os 2.483 municípios com dados completos analisados.
Para o prefeito Eduardo Pimentel, esse resultado mostra como o trabalho feito ao longo dos anos, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), consolida Curitiba como a capital com o melhor saneamento do Brasil.
“Curitiba é uma referência nacional em tratamento de água e esgoto. Saneamento básico é saúde para a população. Nossa cidade já possui 100% do tratamento de água e 99,5% de coleta do esgoto e logo atingiremos a universalização.Trabalhamos juntos para isso”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, também ressaltou o resultado obtido por Curitiba no Ranking ABES da Universalização do Saneamento 2025. “Ser a única capital classificada na categoria mais elevada do estudo comprova que o trabalho diário da Companhia vem sendo realizado com excelência”, destacou Bley.
Além da capital, o Paraná aparece com as cidades de Pinhais (região metropolitana) e Maringá (Noroeste) na faixa máxima de pontuação, classificadas como Rumo à universalização.
Pela metodologia do Ranking, a categoria Rumo à universalização corresponde à pontuação acima de 489 pontos. No Paraná, três municípios aparecem nesse patamar:
- Curitiba – 496,15 pontos (capital e única capital do país na categoria máxima)
- Pinhais – 494,81 pontos
- Maringá – 493,28 pontos
O Ranking é construído com base em cinco indicadores do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico - SINISA (ano-base 2023) - água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos e disposição final adequada - e só inclui municípios que informaram todos os cinco indicadores, permitindo comparações consistentes e acompanhamento periódico do avanço rumo às metas de universalização.
Como o Ranking é calculado
O Ranking ABES 2025 utiliza dados oficiais do SINISA (ano-base 2023), informados pelos prestadores, e considera cinco indicadores com peso igual, gerando pontuação total de 0 a 500 pontos.
As categorias são: Rumo (acima de 489), Compromisso (450 a 489), Empenho (200 a 449,99) e Primeiros passos (abaixo de 200).
Ranking ABES 2025
O Ranking ABES da Universalização do Saneamento é um instrumento periódico para acompanhar o avanço dos municípios rumo à universalização, com base em evidências, integrando resultados, planejamento e impactos na saúde.
ABES
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) é uma entidade técnico-científica com quase 60 anos que atua para o fortalecimento do saneamento ambiental no Brasil, contribuindo com conhecimento, debates e propostas para políticas públicas e para a melhoria da qualidade de vida da população.