Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inovação

Curitiba avança na transformação em Destino Turístico Inteligente com nova oficina do Programa Turismo Futuro Brasil

Curitiba avança na transformação em Destino Turístico Inteligente com nova oficina do Programa Turismo Futuro Brasil. Foto: Divulgação

Curitiba deu mais um passo estratégico rumo à consolidação como Destino Turístico Inteligente (DTI) nesta segunda-feira (19/5), durante a realização da Oficina do Programa Turismo Futuro Brasil (TFB), que aconteceu no Liceu de Ofícios Criativos. A agenda reuniu representantes da equipe técnica local e consultores da GKS Inteligência Territorial, responsáveis por acompanhar os avanços e redefinir as metas da cidade dentro do modelo DTI.

A oficina faz parte da metodologia do programa TFB, fruto da parceria entre o Sebrae Nacional, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a GKS. A proposta é medir e impulsionar o desenvolvimento turístico com base em critérios que integram tecnologia, inovação, sustentabilidade e governança.

Desde sua adesão ao programa, Curitiba vem se destacando na aplicação das chamadas 8 Ideias-Força do modelo DTI: Governança, Sustentabilidade, Acessibilidade, Inovação, Inteligência, Experiência, Marketing e Segurança. Em 2023, a capital paranaense alcançou uma média de 3,15 na matriz de maturidade do modelo — índice que avalia o nível de implantação das diretrizes. A meta agora é atingir 3,58 até 2025.

A oficina teve foco na revisão dos compromissos assumidos no último ano e na priorização de sete componentes estratégicos, com ênfase em governança, acessibilidade, inovação, inteligência e marketing. Esses pilares guiam as ações para tornar o turismo em Curitiba mais conectado com as necessidades do viajante moderno, sem abri mão da inclusão e sustentabilidade.

“A expectativa é que, com a continuidade do programa e o engajamento das equipes locais, Curitiba se firme como referência nacional em turismo inteligente e sustentável, ampliando sua visibilidade no cenário internacional e consolidando um modelo de gestão turística voltado para o futuro”, explicou a presidente interina do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Lessnau Neves

A atividade contou com a participação de técnicos do Instituto Municipal de Turismo, como a gerente de Marketing e Eventos, Janaina Reatti, e dos analistas e assessores técnicos Wellington Medeiros, Dalci Junior Sontag e Daniela Dal Puente. Pela GKS, participaram o consultor Enzo Arns e a turismóloga Maria Natália Pereira, que conduziram as análises técnicas e contribuíram para a construção do plano de ação para os próximos dois anos.