A Prefeitura de Curitiba foi destaque, na sexta-feira (26/9), do XII Simpósio PUCPR de Internacionalização (SPIn), realizado no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no Prado Velho. A diretora da Escola de Administração Pública do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Cintia Ribas, participou de mesa redonda para troca de experiências e debate sobre os desafios de expandir as oportunidades para melhorar o ensino e a pesquisa acadêmica através de redes globais e da colaboração internacional.
“A Prefeitura de Curitiba busca promover a internacionalização da educação através de várias iniciativas, sendo signatária de redes globais, como Cidades Educadoras e C40 Cities, compartilhando e aprendendo boas práticas. Além disso, a Rede Municipal de Ensino e o Imap, com seu programa de pós-graduação para servidores e comunidade, buscam formar cidadãos com o olhar para a internacionalização”, contou Cintia.
No painel “Como transformar desafios globais em oportunidades locais?”, a diretora da Escola de Administração Pública do Imap debateu com a professora Connie McManus, ex-diretora de Relações Internacionais da CAPES (2016-2019) e Filipe Farhat, coordenador de Projetos Internacionais da Casa Civil do Estado do Paraná.
Cintia explicou que Curitiba, por integrar redes como a Associação Internacional de Cidades Educadoras, que reúne governos locais comprometidos com o alcance da formação integral, e a C40 Cities, que busca disseminar estudos e usa o ensino ambiental para compartilhar boas práticas para o enfrentamento da crise climática, alia a força da educação à atuação global institucional e colaborativa para melhorar o dia a dia dos moradores.
“Além disso, a Prefeitura tem o compromisso de preparar as futuras gerações e seus servidores para os desafios de um mundo cada vez mais globalizado. São disciplinas curriculares, oportunidades de participação em eventos internacionais e especializações que buscam promover o desenvolvimento pessoal e profissional”, observou a diretora da Escola de Administração Pública do Imap.
Entre as iniciativas, Cintia citou na área do ensino fundamental o projeto Embaixadores do Futuro, com atividades para despertar nos estudantes o interesse pelas relações internacionais, e aulas de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e japonês ofertadas na Rede Municipal.
Além disso, todos os cursos de pós-graduação do Imap têm a disciplina de “Internacionalização”, em que são abordados temas como parcerias internacionais, a participação em eventos globais e a colaboração em projetos com instituições estrangeiras. A disciplina é ministrada por Rodolpho Zanin Feijó, coordenador de Cerimonial e Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.
Diálogo
Consolidado como um dos principais eventos anuais sobre o tema no país, o Simpósio PUCPR de Internacionalização (SPIn) promove um espaço de diálogo acadêmico de alto nível sobre os rumos da internacionalização do ensino superior.
“A edição de 2025 propôs uma reflexão conjunta sobre os desafios que ainda limitam a cooperação global e como enfrentá-los de maneira estratégica”, afirmou Marcelo Távora Mira, professor e diretor da PUCPR Internacional.
Redes internacionais que Curitiba é signatária:
- Associação Internacional das Cidades Educadoras: Reúne governos locais comprometidos com o alcance da educação integral. Mais de 500 cidades, de todos os continentes, fazem parte da iniciativa.
- C40: A Rede possui 97 cidades associadas, todas comprometidas com projetos ousados, inclusive na área de educação ambiental, de combate às mudanças climáticas. Seguem as diretrizes do Acordo de Paris no plano local, de maneira a servirem como exemplo para um futuro mais saudável e sustentável.
- Fab City: Comunidade aberta que reúne criadores, artistas, cientistas, engenheiros, educadores, estudantes, amadores e profissionais, de todas as idades, de mais de 90 países e 1.500 Fab Labs.
- ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade): Rede global que reúne mais de 2.500 cidades e governos regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.
- Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão: Tem mais de 200 cidades signatárias e trabalhada seis áreas estratégicas: governança, dietas sustentáveis e nutrição, equidade econômica e social, produção alimentar, abastecimento e distribuição de alimentos, e resíduos.
- Pacto Global das Nações Unidas: Promove um conjunto de valores nas áreas dos direitos humanos, leis trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção.
- Rede de Cidades Criativas da Unesco: 246 cidades do mundo participam do grupo e são divididas em sete áreas da criatividade: literatura, artesanato, design, cinema, gastronomia, música e artes midiáticas. Curitiba integra a rede como Cidade do Design.
- Coalizão de Cidades para os Direitos Digitais: Com mais de 50 cidades-membro, seu propósito é promover conexões para que os governos locais desenvolvam políticas robustas relacionadas aos direitos digitais dos seus cidadãos e visitantes.