O prazo para protocolo de projetos esportivos e paradesportivos que serão executados em 2026, pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba, foi definido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). De acordo com a Resolução CIE 005/2025, haverá um único período de protocolo, que começa no dia 27 de outubro e termina, impreterivelmente, às 18h do dia 10 de novembro de 2025. O processo será feito exclusivamente via Sistema de Incentivo online.
A Smelj reforça que os interessados devem ficar atentos ao prazo e à documentação exigida, pois estes serão obrigatoriamente observados.
A página oficial do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba é o canal oficial de informações sobre todos os prazos e procedimentos relativos ao Programa e deve ser acessada frequentemente. No site estão publicados o Decreto 1985/2025 e a Resolução CIE 005/2025, que regulamentam o Programa, além de informações sobre as palestras de orientação para protocolo.
O diretor do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj, Mário Augusto Fontoura Júnior, alerta sobre a importância de observar as datas.
“Os interessados devem ficar atentos com relação ao prazo e à documentação exigida, pois não haverá novo período de protocolo”, afirmou Mário.
A equipe do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj está à disposição para esclarecimentos e dúvidas sobre o Programa, o protocolo e a documentação pelos telefones 3350-3722 e 3350-3747 e também por e-mail: incentivoaoesporte@curitiba.pr.gov.br ou incentivo.tecnico@curitiba.pr.gov.br.
O incentivo
O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte permite o uso de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no apoio a projetos esportivos e paradesportivos. Em 2025, a iniciativa apoia 646 projetos, sendo 549 atletas e paratletas e 97 instituições.
Desde a criação, há 23 anos, o programa apoiou 12 mil projetos, muitos deles de atletas que levaram Curitiba para as principais competições esportivas do mundo.