O nadador curitibano Leonardo Macedo conquistou o título de campeão do ranking júnior do Circuito Mundial de Águas Abertas 2025, encerrando a temporada no topo entre os atletas até 18 anos neste fim de semana. O jovem talento, que conta com o apoio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, somou 2.800 pontos após as quatro etapas do circuito, realizadas em diferentes países.
O Circuito Mundial de Águas Abertas reúne os maiores nomes da modalidade em provas de 10 km, disputadas em quatro etapas internacionais ao longo do ano.
Leonardo garantiu o título após resultados expressivos ao longo da temporada: 3º lugar júnior em Soma Bay (Egito), 3º em Ibiza (Espanha), 1º em Setúbal (Portugal) e 1º em Piombino (Itália). O desempenho consolidou o atleta como o melhor do mundo na categoria júnior em 2025.
“Agradeço a todos que me apoiam todos os dias, à minha família e à minha equipe, sem eles nada disso seria possível”, afirmou Leonardo, que treina sob o comando do técnico Ken Sorgi, também apoiado pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte.
O treinador também agradeceu todo o apoio recebido pela Prefeitura de Curitiba.
“O Leonardo, assim como eu, recebemos o apoio da Smelj, muito importante para nós. Gostaríamos de expressar nosso agradecimento ao projeto, que sempre nos apoiou em todas as competições”, disse Ken Sorgi.
Para o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, a conquista de Leonardo enche de orgulho toda Curitiba.
“Ele é um exemplo de talento, disciplina e comprometimento que representa muito bem o esporte curitibano no cenário mundial. Parabéns também ao técnico Ken Sorgi e a toda a equipe que faz parte dessa trajetória vitoriosa”, afirmou o secretário.
Incentivo ao Esporte
O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte permite o uso de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no apoio a projetos esportivos e paradesportivos. Em 2025, a iniciativa apoia 646 projetos, sendo 549 atletas e paratletas e 97 instituições.
Desde a criação, há 23 anos, o programa apoiou 12 mil projetos, muitos deles de atletas que levaram Curitiba para as principais competições esportivas do mundo. É o caso do paratleta de vôlei sentado Anderson Rodrigues dos Santos, incentivado pela Prefeitura de Curitiba nos últimos sete anos, tempo em que participou de duas paralimpíadas, três mundiais e dois Jogos Parapan-Americanos.