Nesta quarta-feira (11/10), em comemoração ao Dia das Crianças, a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) da Prefeitura de Curitiba promoveu um evento que reuniu a comunidade e os estudantes da Escola Municipal Heitor Alencar Furtado no estacionamento do Armazém da Família Vila Sandra, na CIC.
A ação, batizada de O Armazém é da Família, mas o dia é da Criança, focou a promoção da alimentação saudável, com o apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que proporcionou jogos e até mesmo uma cama elástica para uma divertida jornada de brincadeiras. A ação faz parte da programação do Mês da Alimentação Consciente da Prefeitura.
O ponto alto do evento foi a presença da Família Folhas, que levou ao evento um enfoque educativo sobre alimentos ultraprocessados e in natura.
Além das brincadeiras, os curitibinhas se deliciaram com lanchinhos preparados com ingredientes saudáveis. As crianças não apenas aprenderam sobre a importância de uma dieta equilibrada, mas também desfrutaram de guloseimas como o beijinho de abacaxi e o brigadeiro de cenoura.
Guilherme Freitas Barros, de 7 anos, expressou sua alegria. "É um dos dias mais felizes da minha vida. Hoje aprendi que devemos comer primeiro as frutas, verduras e de vez em quando um salgadinho ou doce", disse ele.
Stefany Gomes, de 9 anos, estava encantada com a presença da Família Folhas. "Estou me divertindo muito, adoro a Família Folhas. Aprendi que é importante comer frutas, arroz, feijão e saladas”, afirmou ela.
Parcerias
Além da Família Folhas, diversos outros participantes se uniram à ação, tornando o evento ainda mais especial.
A ONG Gastromotiva preparou um snack de lentilha e pasta de grão de bico na cozinha da unidade móvel da SMSAN; a empresa Mate 5 Estrelas distribuiu minichimarrões; a Chácara Pinheiro ofereceu pães de queijo e panqueca de mandioca enquanto a Copasol Sul, representando a agricultura familiar, preparou um pão de beterraba para a galerinha.
Karine Oltramari, nutricionista da SMSAN, enfatizou a importância da iniciativa para as crianças. "A ideia é mostrar para eles que podemos ter frutas, verduras e comida saudável em todos os momentos. O objetivo maior foi ter educação nutricional, mostrando o nível de processamento de alimentos e uma sensibilização da quantidade de açúcar nos alimentos ultraprocessados", salientou a nutricionista.