Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Qualidade de vida

Convivência e alegria marcam o V Seminário Viva a Vida 60+, em Curitiba

O prefeito Eduardo Pimentel participa do V Seminário da Pessoa Idosa.. Curitiba, 17/10/2025. Foto Ricardo Marajó/SECOM

A tarde desta sexta-feira (17/10) foi educativa e de muita diversão para aproximadamente 300 pessoas idosas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Fundação de Ação Social (FAS). Elas participaram do V Seminário Viva a Vida 60+, realizado no Centro de Eventos Imap Barigui, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro.

O encontro teve ainda como objetivo fortalecer a autoestima, favorecer as relações sociais e comunitárias, romper o isolamento e estimular novas experiências, reafirmando o compromisso de Curitiba com a promoção do envelhecimento ativo e saudável.

Presente ao evento, o prefeito Eduardo Pimentel destacou o compromisso da Prefeitura com a qualidade de vida das pessoas idosas. “O que nós queremos é o bem-estar de todas as faixas etárias da nossa cidade, principalmente na melhor idade. Nós queremos qualidade de vida em todas as fases da vida. E que vocês saibam que a Prefeitura está ao lado de vocês”, disse o prefeito.

Eduardo também ressaltou as ações de infraestrutura e lazer voltadas à população idosa. “Meu plano de governo tem uma série de ações, como a construção de 700 quilômetros de calçadas, acessibilidade em prédios públicos e nos Cras, além da nova frota de ônibus com piso baixo. Mas mais do que infraestrutura, queremos ações de convivência, com música, cultura, lazer nos parques e praças. O que queremos é convivência na cidade”, afirmou.

Políticas públicas

O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, comemorou o sucesso do encontro e falou sobre os desafios e avanços das políticas públicas para as pessoas idosas. “A gente fica muito feliz em ver esse salão cheio. No plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel há várias ações voltadas à pessoa idosa, porque a pirâmide etária está mudando. Em breve teremos mais pessoas idosas do que jovens, e precisamos pensar em como garantir qualidade de vida a todos”, afirmou.

O superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), Carlos Eduardo Pijak Junior, reforçou o papel de Curitiba como referência no cuidado com a população idosa. “Curitiba tem o título de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, reconhecida pela ONU. E o que queremos é que as pessoas não apenas vivam mais, mas vivam com mais qualidade. Isso é fruto de uma gestão comprometida com o envelhecimento saudável e ativo”, afirmou. Ele também lembrou que a criação do Departamento da Pessoa Idosa, dentro da SMDH, é uma das ações do plano de governo da atual gestão.

A presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella, que participou da abertura do seminário, elogiou o protagonismo das pessoas idosas que participaram do evento. “O Centro de Eventos Imap Barigui está cheio de histórias. Vocês fizeram e continuam fazendo a nossa Curitiba. Parabéns por estarem aqui, compartilhando suas trajetórias e conquistas. Momentos como este são inspiradores e mostram a força da nossa cidade”, disse.

Saúde e bem-estar

Durante o seminário, os participantes assistiram a palestra sobre saúde e bem-estar. A enfermeira Ana Paula Machado, da Unidade de Saúde Vila Verde, falou sobre o envelhecimento saudável. “É preciso chegar aos 60 anos ou mais com mobilidade, saúde física, mental, espiritual e social. É isso que estamos fazendo aqui hoje, cuidando do corpo, da mente e da convivência”, destacou.

Ela lembrou que 60% da população idosa de Curitiba é formada por mulheres e que, apenas em 2024, as unidades de saúde da cidade realizaram quase 1 milhão de atendimentos a pessoas com mais de 60 anos. “Por isso é tão importante manter uma alimentação saudável, beber bastante água e praticar exercícios”, disse.

A parte lúdica do evento ficou por conta de Nélio Spréa, com a apresentação “Cantando e Contando Histórias – espalhando música dos tempos de outrora e resgatando memórias”.

“É bom pra cabeça”

Entre as participantes estava Maria Irundina Sumbach, 74 anos, que participa do SCFV do Cras Santa Rita, na Regional Tatuquara. Foi a primeira vez que ela participou do seminário. “É bom para nos distrair, faz bem pra cabeça”, contou Irundina, que trabalhou por 30 anos como babá e ainda atuou como diarista.

A aposentada Matilde dos Santos, 65 anos, também do Cras Santa Rita, disse que encontrou um novo propósito ao participar das atividades. “Fiquei em casa por quatro anos e decidi ir para o Cras. Gosto de tudo, bordado, crochê, passeios. É bom estar com as amigas e participar da convivência.”

Espaço de convivência

Atualmente, a FAS mantém 98 grupos do SCFV de pessoas idosas, com atividades de artesanato, dança e canto, que reúnem 1.442 participantes em toda a cidade.

O seminário contou ainda com a presença da diretora de Proteção Social Básica da FAS, Cíntia Aumann, da vereadora Sargento Tânia Guerreiro, além de servidores da FAS e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.