Uma manhã inteira dedicada ao autocuidado, ao bem-estar e à valorização das servidoras da Fundação de Ação Social (FAS). Assim foi a oficina Cuidando das Servidoras: orientação nutricional e bem-estar da mulher, realizada nesta sexta-feira (10/10), na sede da FAS, como parte do programa Cuidando de Quem FAS.
Mais de cem mulheres, representantes de todas as diretorias e unidades da fundação, participaram das atividades, que envolveram música, palestras e orientações práticas sobre nutrição, autoestima e prevenção de doenças.
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, destacou que o programa foi construído desde o início da gestão com foco em cuidar das pessoas que cuidam da população de Curitiba.
“Essa ação é importante especialmente neste Outubro Rosa, porque conscientiza sobre a importância do autocuidado e da prevenção. Queremos estimular que todas as servidoras tenham acompanhamento de saúde, não só em relação ao câncer de mama, mas também quanto à alimentação saudável e qualidade de vida”, afirmou.
Voluntários
A diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Tatielly Letícia Sloboda Tozo, ressaltou que a oficina foi planejada com carinho e contou com apoio de voluntários. “Queremos falar de nutrição, de autocuidado e de como pequenas atitudes podem transformar o dia a dia das nossas servidoras”, disse.
A nutricionista da FAS, Carolina Camara, orientou sobre alimentação saudável como ferramenta de autocuidado. “O autocuidado não exige tempo, nem dinheiro, nem condições ideais. Ele envolve consultas, prevenção, beleza, descanso e também alimentação. Comer bem é um gesto de amor próprio”, explicou.
Entre as dicas, Carolina sugeriu trocar doces por frutas, beber mais água, fazer pausas conscientes para as refeições e incluir chás na rotina do dia a dia.
A maquiadora Fernanda Kasperski, que enfrentou um câncer em 2022, falou sobre o poder da automaquiagem na reconstrução da autoestima. “A maquiagem não é só estética, é também um ato de autocuidado. Durante meu tratamento, ela me ajudou a manter a confiança e o amor-próprio”, contou. Durante o encontro, Fernanda deu dicas de como fazer uma maquiagem fácil e simples.
Já a biomédica Elizabete de Marchi, que venceu dois tipos de câncer, de útero e de mama, alertou sobre a importância do diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo descobrirmos, maiores são as chances de cura. Só em 2025, o Brasil deve registrar mais de 73 mil novos casos de câncer de mama”, destacou.
Prevenção
O evento também foi marcado pelo depoimento da servidora Bernardete do Rocio Salomão, do Cras Boa Vista, que enfrentou um câncer de mama diagnosticado em fevereiro de 2024. “A prevenção é fundamental. Faço exames todos os anos e, graças a isso, estou viva e aqui hoje. A gente precisa se amar para depois amar os outros”, afirmou a mulher que estava na plateia, mas quis compartilhar a sua experiência.
A coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da FAS, Ana Luiza Suplicy Gonçalves, reforçou que o programa Cuidando de Quem FAS é uma construção coletiva. “Ele é feito a muitas mãos, com ideias e sugestões dos próprios servidores. Nosso objetivo é promover momentos de escuta, cuidado e valorização”, disse.
O evento teve a apresentação cultural dos servidores Paulo Roberto de Carvalho Mangili e Márcia Regina Hobmeir Bim.