Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transparência e efetividade

Controladoria-geral do município realiza visitas à obras cofinanciadas por organismos internacionais

Controladoria-geral do município realiza visitas à obras cofinanciadas por organismos internacionais. Foto: Divulgação

A equipe de Auditoria Interna da Controladoria-Geral do Município (CGM) realizou nesta quarta (29/10) e quinta-feiras (30/10) visitas técnicas para conferir o andamento dos projetos de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba (PGRC), Novo Inter 2 e BRT-Leste/Oeste. Os projetos contam com financiamento compartilhado de, respectivamente, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e New Development Bank (NDB).

O propósito é avaliar a conformidade da gestão e o cumprimento das recomendações de controle, assegurando transparência, integridade e efetividade na aplicação dos recursos públicos. As visitas fazem parte de ação de acompanhamento da execução prevista no Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT 2025), da CGM.

Na quarta-feira, a ação foi realizada nas obras Inter 2, na Rua Engenheiro Farid Surugi com a Avenida Victor Ferreira do Amaral, com a participação do secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur. Na quinta, os técnicos reuniram-se com a diretoria da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), para tratar da documentação referente à execução dos programas de financiamento internacional, a exemplo dos atestados de conformidade técnica, ambiental e de segurança do trabalho.

As vistorias são feitas com o apoio da Utag, representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e acompanhadas pelos respectivos gestores e fiscais da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e dos engenheiros responsáveis pela supervisão das obras. 


Acompanhamento de programas

A CGM acompanha a execução dos programas cofinanciados por organismos internacionais, conforme diretrizes do Guia de Orientações da Atividade de Auditoria Interna Governamental e do Plano Anual de Auditoria Interna e por recomendação da Coordenadoria de Auditorias do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Para 2026, estão previstas novas etapas de auditoria e monitoramento das recomendações.