Ir para o conteúdo
Compromisso da gestão

Contemplados vão às lágrimas em sorteio de apartamentos na Cohab

Foi realizado o sorteio para escolha de unidades para os futuros moradores do Residencial Theo Atherino, no Tatuquara. Curitiba, 28/11/2025. Foto: Rafael Silva / Cohab

O auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) foi palco de momentos de muita emoção na manhã desta sexta-feira (28/11). O sorteio que definiu a escolha de 64 apartamentos do Residencial Theo Aterino, conjunto em fase final de obras no Tatuquara, foi um capítulo importante para solucionar uma espera que ultrapassa dez anos.

Com 240 unidades habitacionais, a maior parte das famílias contempladas havia escolhido seus imóveis em um primeiro sorteio realizado em março. Todos os beneficiados fazem parte da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida — destinada a famílias com renda mensal de até R$ 2.850. Assim como no primeiro sorteio, as unidades térreas foram priorizadas a pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção.

É o caso da cozinheira Valdemira Alves, 59 anos, que há anos convive com uma limitação na perna e sonhava em deixar para trás o aluguel que paga atualmente.

“É uma realização. Depois de dez anos esperando uma casa própria, estamos alcançando este sonho. Vou fazer uma cirurgia agora em dezembro, e mudar para um apartamento no térreo será uma facilidade a mais. Alegria em dobro: estar na casa nova e poder voltar a trabalhar”, contou emocionada.


Missão dada

Embora a responsabilidade pela gestão da obra seja da Caixa Econômica Federal, o presidente da Cohab, André Baú, reforça que não poupou esforços para viabilizar a retomada da construção visando entregar o conjunto, pois a companhia tem um compromisso com as famílias que precisam de moradia em Curitiba.

“Essa obra enfrentou problemas ao longo dos últimos anos, causando longa espera aos beneficiados. Quando assumi em janeiro, uma das missões dadas pelo prefeito Eduardo Pimentel foi entregar o Theo Aterino. E já no primeiro ano de gestão estamos caminhando para um final feliz desta história”, afirmou Baú.

A superintendente de habitação da Caixa Econômica, Vanessa Stuelp, esteve presente no sorteio e assegurou aos futuros moradores que os apartamentos serão entregues em breve. "O nosso trabalho só vai terminar quando cada um de vocês sair com a chave na mão", afirmou.

Concluída a escolha de qual imóvel fica para cada família, as próximas etapas incluem a assinatura dos contratos de aquisição e, finalmente, a tão aguardada entrega das chaves.

Divisor de águas

Mesmo antes da entrega do conjunto, os contemplados organizaram uma associação de moradores. Com os olhos marejados, a presidente, Vanessa Silveira, citou 2025 como um divisor de águas.

“O passado vamos deixar lá no passado. O Theo Aterino tem um divisor de águas que é 2025. Temos que agradecer o que essa gestão da Cohab está fazendo por nós. Eu nem consegui dormir essa noite, isso é um sonho tremendo”, disse Vanessa, que a cada semana visita o empreendimento para acompanhar o avanço das obras.

A expressão que predominava nos rostos era de alegria, e alguns foram às lágrimas. Caso da copeira Mariele Aparecida de Oliveira, 40 anos, que mora de favor em um imóvel cedido.

"Fiquei bastante emocionada. Faz bastante tempo que a gente está esperando, então a gente fica bem feliz e é difícil conter a emoção. Foram muitos anos de luta, mas graças a Deus deu tudo certo", destacou ela.