O público da terceira idade da Regional Fazendinha/Portão está convidado a resgatar memórias adormecidas de suas vidas com uma turma de contadoras de histórias. É o projeto Reconectar Memórias, que já está no quarto e último encontro na regional.
A ação é gratuita e acontece neste sábado (23/7), das 9h às 11h, no Auditório 2 da Rua da Cidadania.
A ação é realizada com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Prefeitura e tem o objetivo de reforçar a importância das vivências de cada um, que acabam sendo parte integrante de um todo, formam a sociedade e a cultura.
Impacto da pandemia
De acordo com Cristiane Giamberardino Rochavetz Rosa, o projeto Reconectar Memórias nasceu durante a pandemia, que causou grande impacto na sociedade, especialmente na terceira idade.
“Observamos que os idosos estavam perdendo parte de suas memórias e ao mesmo tempo se sentiam menos produtivos e importantes para a sociedade e até mesmo para as famílias, chegando a apresentar quadros de depressão”, avaliou Cristiane, que é pós-graduada em Contação de História e Literatura Infantil.
O grupo é formado por oito contadoras de histórias. O objetivo é fazer com que as pessoas se reconectem com lembranças da primeira infância, os primeiros namoros da adolescência e fatos marcantes da vida.
Colcha de retalhos
Os participantes também ouvem histórias narradas no livro Colcha de Retalhos e são estimulados a fazer uma ligação com suas lembranças.
“A ideia é mostrar como uma história está ligada a outra. Os participantes vão retratar sua impressão artisticamente em um retalho de tecido. Cada regional vai ter a sua colcha de retalhos e no final do projeto, em dezembro, vamos ter uma colcha bem grande das seis regionais que integram o projeto”, explicou Cristiane.
Próximos encontros
Além da Regional Fazendinha/Portão, integram também o projeto outras cinco administrações regionais. O Reconectar já aconteceu nas regionais Cajuru e está finalizando na Fazendinha/Portão.
Em agosto, o Reconectar Memórias vai acontecer nas regionais Santa Felicidade (6, 13, 20 e 27/8), Pinheirinho (dias 3, 10, 17, 24/9), Boqueirão (dias 1, 8, 15, 22/10) e Boa Vista (3, 10, 17 e 24/11).
Para Cristiane, é muito importante fazer este resgate com os familiares mais velhos, já que os idosos, defende, são um grande manancial de vivência e representam a raiz das suas famílias.
“Nós somos feitos das histórias que vivemos e somos o que somos graças ao repertório de vivências, sendo elas felizes ou não. É isto que nos traz experiência e que precisa ser compartilhado para fortalecimento da valorização pessoal e também alicerce para as futuras gerações”, finalizou.
Integram também o projeto as contadoras de histórias Valéria Mundim e Prado, Adriana Ávila, Carla Martins, Kátia Nascimento, Liliani Rosa, Luciana Oliveira e Luciana Tavares.
Serviço: Projeto Reconectar Memórias
Regional Fazendinha/Portão
Rua Carlos Klemtz, 1.700 - Fazendinha
Data: 23/7
Hora: das 9h às 11h
Regional Santa Felicidade
Rua Santa Bertilla Boscardin, 213 - Santa Felicidade
Data: 6, 13, 20 e 27/8
Hora: das 9h às 11h
Regional Pinheirinho
Avenida Winston Churchill, 2.033 - Capão Raso
Data: 3, 10, 17, 24/9
Hora: das 9h às 11h
Regional Boqueirão
Avenida Mal. Floriano Peixoto, 8.430 - Boqueirão
Data: 1, 8, 15, 22/10
Hora: das 9h às 11h
Regional Boa Vista
Avenida Paraná, 3.600 - Boa Vista
Data: 3, 10, 17 e 24/11
Hora: das 9h às 11h