A segurança pública na Região Metropolitana de Curitiba ganhou reforço com a consolidação do Consórcio de Guardas Municipais, iniciativa que integra os municípios do entorno da capital em ações conjuntas, a partir da padronização, capacitação e fortalecimento das corporações locais.
A iniciativa, que tem a capital como referência central, reúne cidades que contam com Guardas Municipais oficializadas e treinadas de forma integrada. A intenção, conforme explica o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Thiago Bonagura, é ampliar a cooperação entre os municípios, garantindo maior eficiência no patrulhamento preventivo e na segurança de eventos de grande porte.
“Nos últimos anos, a capital vem liderando a integração metropolitana com diálogo e planejamento. Temos que pensar e agir como uma cidade só, não só na segurança pública, mas na saúde, transporte, turismo, entre outras questões”, comenta Bonagura. A RMC tem 29 municípios, incluindo a capital, e concentra uma população superior a 3,7 milhões de pessoas.
A partir da capital, o consórcio busca replicar boas práticas para os municípios vizinhos, promovendo capacitação técnica, alinhamento operacional e troca de experiências.
A expectativa é que a iniciativa contribua para uma resposta mais rápida e integrada às demandas de uma segurança urbana em toda a Região Metropolitana. “Assim, o Consórcio de GMs, hoje presidido pelo prefeito Maurício Rivabem, de Campo Largo, se consolida como uma estratégia regional para ampliar a sensação de segurança da população, ao mesmo tempo em que fortalece o papel preventivo das guardas municipais no cotidiano das cidades”, completa.
Atualmente, além da capital, outros 11 municípios integram o consórcio, com oficiais treinados segundo as diretrizes de Curitiba. Integram o grupo Curitiba, Colombo, Pinhais, Campina Grande do Sul, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, São José dos Pinhais, Araucária, Campo Magro, Quatro Barras e Campo Largo.
O último município a integrar o Consórcio de Guardas Municipais foi Campo Magro, no início de fevereiro. Esta semana, os agentes recém-formados de Campo Magro, que fizeram o Curso de Formação Técnico Profissional no Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, Comandante Emérito Odgar Nunes Cardoso, realizaram seus primeiros patrulhamentos nas ruas do município.
Para o comandante da Guarda Municipal de Curitiba (GMC), inspetor José Carlos Felipus Costa, é fundamental estimular a participação das corporações em consórcios intermunicipais para fortalecer a segurança pública e o combate à criminalidade.
“Uma das vantagens dessa integração proporcionada pelo consórcio é a economia nas aquisições de materiais e equipamentos comuns, mas principalmente na parte da cooperação técnica, que gera a oportunidade de integração das tecnologias disponíveis e das rotinas operacionais, que por vezes passam os limites entre os municípios e contribuem com reforço na segurança”, afirma Costa.