Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Diversidade no saneamento

Congresso da Abes discute atuação das mulheres para avanço do setor

Palestra no Congresso da Abes com a presença da Secretária do Meio Ambiente Marilza Dias - Curitiba, 18/10/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


A participação das mulheres no saneamento foi um dos temas discutidos nesta segunda-feira (18/10) no primeiro dia do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A secretária do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Oliveira Dias, foi uma das participantes do painel, para falar sobre a importância da visão feminina para o avanço do saneamento e da política ambiental.

Há mais de 30 anos na área de Meio Ambiente, Marilza disse que, no início, o predomínio masculino trazia um grau de dificuldade. “Por muitas vezes, a única forma de fazer prevalecer uma ideia era uma incansável argumentação”, lembra. De acordo com ela, apesar da necessidade de avanços, as mulheres já conquistaram bastante espaço. 

E, segundo as demais participantes da discussão, a diversidade ainda vai representar um grande ganho para a melhoria do saneamento no Brasil. “A mulher tem, além da natureza acolhedora e cuidadora, a visão e a atuação multidisciplinares de que o Meio Ambiente e o saneamento tanto precisam”, avalia a secretária Marilza.

O painel foi coordenado pela presidente da Abes-PR, Selma Aparecida Cubas, e pela vice-presidente da entidade, Karen Juliana do Amaral, e moderado pela jornalista Ângela Luvisotto.

Participaram, também, a professora da UFPE e integrante da Abes-PE, Maria do Carmo Martins Sobral; a fundadora e presidente do Instituto Musas (Mulheres no Saneamento) e diretora da Abes-GO, Juliana Matos de Souza; e a diretora de Investimentos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Leura Lucia Conte de Oliveira. 

Homenagem

Na última sexta-feira (15/10) a Abes-PR fez uma homenagem a outra secretária da administração municipal. A secretária da Saúde, Márcia Huçulak, foi reconhecida pela condução da pandemia, que possibilitou a realização do congresso, de forma híbrida, com todos os cuidados. 

O congresso

O 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental vai até a próxima quarta-feira (20/10) no Expo Unimed Curitiba, na CIC. A expectativa é de que cerca de 1,5 mil participantes compareçam à programação presencial, com respeito aos protocolos de segurança relativos à prevenção da covid-19. O evento é híbrido e terá também programação online.