Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Moradia digna

Comunidades do Tatuquara recebem visita da Cohab em busca de soluções habitacionais

O Presidente da Cohab, André Baú, e a Diretora de Relações Comunitárias, Meiri Morezi, visitaram as vilas Palmeiras e Pontarolla no Tatuquara. Na imagem Vila Palmeiras. Curitiba, 01/10/2025. Foto: Rafael Silva/Cohab

As vilas Palmeiras e Pontarolla, no Tatuquara, receberam nesta quarta-feira (1/10) a visita de equipes da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e da Administração Regional Tatuquara. A ação foi liderada pelo presidente da Cohab, André Baú, e teve como objetivo conhecer de perto as demandas e os problemas enfrentados pelos moradores, para buscar soluções que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

Em situação mais vulnerável, a Vila Pontarolla abriga cerca de 70 famílias em uma área sujeita a alagamentos e inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA), próxima à Reserva do Bugio. A legislação ambiental impede a regularização das moradias, tornando necessário o reassentamento das famílias.

Para atender essa demanda, a Cohab estuda a transferência dos moradores para um conjunto que está em construção no Campo de Santana, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e contrapartida da Prefeitura - o Residencial Parque do Pinhal, com 512 apartamentos que serão destinados a famílias da chamada faixa 1 - as que possuem renda até R$ 2.850.

A líder comunitária Daniele Regina Costa, que mora na Pontarola há sete anos, destacou a postura da atual gestão municipal, que demonstra interesse em buscar soluções por meio do diálogo com as comunidades.

“Para nós é gratificante, nunca tivemos a presença de um presidente da Cohab aqui na Pontarola. Isso representa  esperança. Agora nós acreditamos que vamos conseguir uma moradia digna, que é o que todos querem e têm direito”, disse ela.

OUÇA AQUI
Daniele Regina Costa, líder comunitária

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available



Conhecer de perto

Desde que assumiu em janeiro, o presidente André Baú tem visitado diversas ocupações irregulares em diferentes regiões de Curitiba, como as vilas Portelinha, Santos Andrade, Parolin, 29 de Março, Vila Papelão, Vila Torres e outras.

“O objetivo é conhecer a realidade das comunidades e as situações de vulnerabilidade em regiões de risco. É preciso entender as possibilidades em cada área. Desde que assumi já visitei várias ocupações e quero conhecer todas. O primeiro passo para resolver um problema é enxergá-lo de perto”, destacou Baú.

OUÇA AQUI
André Baú, presidente da Cohab

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Além da Pontarolla, as equipes também estiveram na Vila Palmeiras, ocupação iniciada nos anos 1980 e que hoje apresenta infraestrutura mais consolidada, com ruas asfaltadas, calçadas e casas de alvenaria. Formada por cerca de 140 famílias, a principal demanda da comunidade é pela regularização fundiária. Para que isso seja possível, será necessário reassentar aproximadamente 30 famílias que vivem em áreas impróprias para habitação.

A Cohab estuda alternativas para esse reassentamento, de forma a garantir moradia digna às famílias em situação precária e ao mesmo tempo possibilita um projeto para a regularização que vai atender a maior parte da vila Palmeiras. 

As visitas ao Tatuquara fazem parte da estratégia da Cohab de atuar diretamente junto às comunidades, construindo soluções que conciliam respeito à legislação, segurança habitacional e dignidade para as famílias. O trabalho de aproximação, iniciado pela nova gestão, busca transformar a realidade de moradores que aguardam por respostas concretas para seus problemas de moradia.