Neste mês de maio, Curitiba e a cidade japonesa de Himeji comemoram 40 anos de irmandade. Para marcar a data, uma comitiva da cidade japonesa está na capital desde segunda-feira (6/5) para participar de vários eventos.
Na tarde dessa terça-feira (7/5), o grupo visitou a sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para conhecer os projetos que tornaram Curitiba referência em inovação urbana.
O grupo foi recebido pelo presidente do Ippuc e secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e por diretores e técnicos do instituto.
Jamur explicou aos visitantes que o planejamento urbano de Curitiba nasceu com o Ippuc em 1965, baseado no tripé transporte público, sistema viário e uso do solo.
“Essas diretrizes garantiram que Curitiba tivesse um planejamento com ocupação linear e homogênea do seu território”, explicou Jamur.
A comitiva japonesa também conheceu como surgiram os BRTs e a concepção dos corredores exclusivos, as caneletas, sistema que já foi copiado por mais de 250 cidades do Brasil e do mundo e agora a atualização deste modal, com a mudança para matriz elétrica, atendendo as metas do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
Dentro desse conceito, Jamur também mencionou a importância dos 53 parques urbanos criados em Curitiba que ajudam a preservar as faixas de drenagem de rios e a prevenir enchentes. Os parques também evitam novas ocupações irregulares e oferecem aos moradores uma alternativa de lazer e recreação integrados com a natureza.
O paraíso na terra
O prefeito de Himeji, Hideyasu Kiyomoto, disse que ficou maravilhado com a cidade.
“Depois dessa apresentação grandiosa de Curitiba, eu não tenho muito dizer. Curitiba é como diz o hino: o paraíso na terra”, disse o prefeito japonês.
Hidekasu Kiyomoto mostrou o famoso castelo de Himeji, construção japonesa de 400 anos, que se tornou Patrimônio da Humanidade desde 1993. Como a construção é de madeira, a cada 60 anos o prédio passa por uma reforma geral para manter sempre o mesmo aspecto.
Polo turístico
De acordo com o prefeito, com este atrativo histórico Himeji é naturalmente um polo turístico. O terreno da construção histórica é adornado por um grande número de cerejeiras, o que deixa o local ainda mais belo na época da florada.
Ao lado do Castelo de Himeji está o Kokoen, um grande jardim japonês que consiste em nove jardins murados separados, projetados em vários estilos do período Edo. Os jardins foram abertos em 1992 para comemorar o centenário da cidade de Himeji e foram construídos no antigo local da residência do senhor do Castelo de Himeji.
“Aproveitem que a cotação do iene (moeda japonesa) está mais baixa, façam as malas e venham conhecer Himeji”, convidou Kiyomoto.
Himeji está localizada na região japonesa de Kansai e é 25ª cidade mais populosa do Japão. A economia da cidade também explora os setores de siderurgia e petroquímica. A cidade conta com cerca de 500 mil habitantes e somando com a população da região metropolitana alcança os 1,3 milhão de moradores.
Atenção à criança
Além de estar engajada no projeto de carbono zero, investindo em veículos que se locomovem com células de hidrogênio e na utilização da energia do sol através da instalação de painéis fotovoltaicos, um dos grandes projetos da administração é a atenção para a saúde da criança.
“Nós criamos um aplicativo onde acompanhamos a criança desde a gestação e ao longo de todas as etapas de crescimento. Este processo continua no período escolar através de uma plataforma de aprendizagem que utiliza tablets que são distribuídos para os estudantes, onde eles assistem videoaulas e fazem os exercícios, com a ajuda da inteligência artificial. É uma ferramenta que integra todos os elos: estudantes, professores e pais”, resumiu o prefeito de Himeji.
A comitiva japonesa também fez uma visita ao Hipervisor de Curitiba, no Palácio da Inovação. Ali foi explicado que o Hipervisor é uma plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos, munido de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitam, a todas as áreas, gerir serviços em tempo real e permitir o planejamento de políticas públicas.
Além do prefeito de Himeji, Hideyasu Kiyomoto, a comitiva japonesa é formada também pelo presidente da Câmara Municipal de Himeji, Toshiyuki Miwa; vice-presidente da Fundação de Intercâmbio Cultural e Internacional de Himeji, Kazuo Ichikawa; secretário municipal de Coordenação Política de Himeji, Kojiro Fukuda; chefe do Cerimonial, Maki Enomoto; CEO do Oto Club, Seizan Matsuzaki; diretora do Oto Club, Kana Shinpuku; guia de viagem Tamae Yura; e intérprete Japonês-Português Tamotsu Kanbe.
Irmandade com Himeji
A irmandade entre Curitiba e Himeji foi oficializada em 14 de maio de 1984, pela Lei 6.484. Desde então, as duas cidades têm mantido um estreito vínculo, promovendo a colaboração em diversas áreas em busca de benefícios mútuos.
Próximas etapas da visita
Quarta-feira (8/5)
10h30: Visita ao Memorial Paranista
11h: Visita à Praça Himeji e Placa Comemorativa
20h: Concerto na Capela Santa Maria
Quinta-feira (9/5)
9h30: Visita ao Parque Barigui
11h: Visita à Sala Himeji e Placa Comemorativa
15h: Passeio na Rua XV de Novembro
Saída de Curitiba
Cidades-irmãs
Curitiba tem 16 cidades-irmãs espalhadas pelo mundo: Akureyri (Islândia), Assunção (Paraguai), Changzhou (China), Coimbra (Portugal), Columbus (EUA), Cracóvia (Polônia), Guadalajara (México), Hangzhou (China), Himeji (Japão), Jacksonville (EUA), Miami-Dade (EUA), Montevidéu (Uruguai), Orlando (EUA), Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Suwon (Coreia do Sul) e Treviso (Itália).