O prefeito Gustavo Fruet conferiu de perto, na manhã deste sábado (2), as obras de instalação de galerias pluviais na avenida Vicente Machado, que foram aprovadas pela comunidade local. A primeira etapa das obras foi concluída cinco dias antes do prazo previsto – 6 de março - o que surpreendeu moradores e comerciantes da região. A rua já está com o trânsito totalmente liberado.
No local, Gustavo aproveitou para vistoriar o início da segunda etapa das obras, na Presidente Taunay, o que vai resolver um antigo problema de alagamentos na região.
“Temos o compromisso com a cidade de que tudo será feito com diálogo e transparência, conversando sempre com a comunidade, discutindo prazos, impactos e custos”, disse Gustavo, enquanto percorria a Vicente Machado.
Uma das marcas da gestão, destacou, será a responsabilidade nas obras necessárias à cidade, tanto na relação com fornecedores, quanto em relação a prazos, custos e contratos. “Esta responsabilidade será, principalmente, com a comunidade”, afirmou.
Proprietária e chef do Sel et Sucre Bistrô, Kika Marder disse estar admirada com a organização e agilidade com que as obras foram feitas. “Com certeza traz melhorias para os comerciantes e é um bem para a cidade. Era uma obra emergencial e que foi feita de forma organizada e rápida, concluída antes mesmo do prazo e que tem todo apoio da comunidade”, disse ela.
Diálogo - Além da rapidez, organização e importância da obra, os comerciantes destacaram também o diálogo com a comunidade e o cumprimento do que foi combinado com a Prefeitura. É o caso de Léa Velloso, assessora de diretoria da Associação dos Comerciantes da Região da Praça Espanha (Ascores) que lembrou os problemas que a região vinha enfrentando com alagamentos.
“Era uma obra necessária, mas o mais importante foi a prefeitura ter procurado os comerciantes antes de começar os trabalhos. Houve diálogo, foi falado de prazos e impactos, o que permitiu que os comerciantes pudessem se organizar e avisar seus clientes com antecedência. Isto foi fundamental”, disse ela.
A vice presidente da mesma associação, Jô Maciel, resumiu o posicionamento de apoio dos comerciantes e moradores da região. ”Estou super feliz com a obra. O comércio desta região vem de um período conturbado de obras inacabadas. Discutir o que seria feito com a comunidade antes de começar foi fantástico, algo que nunca aconteceu antes. Estou feliz pelo diálogo, parceria e pela rapidez, eficiência e organização como tudo foi feito aqui”, disse ela.
O secretário municipal de Obras Públicas, Sergio Luiz Antoniasse, que acompanhou o prefeito na vistoria da Vicente Machado e Presidente Taunay, destacou dois compromissos que vão nortear todo o trabalho na cidade: “Estamos cumprindo uma determinação do prefeito Gustavo Fruet para que as obras tenham começo, meio e fim”, disse ele. “E elas serão feitas em parceria com a comunidade, com muito diálogo e transparência”.
Antoniassi lembrou que a implantação das galerias pluviais na Vicente Machado foi concluída antes do prazo previsto, apesar do feriado do Carnaval e dos muitos dias de chuva registrados neste período.
Trânsito
Com a conclusão dos serviços, o tráfego na Vicente Machado, que estava interditado desde o dia 4 de fevereiro, foi liberado ainda na noite de sexta-feira (1). O secretário municipal de Trânsito, Joel Kruger, explicou que o trânsito já está totalmente liberado, mas faltam a limpeza da rua e a marcação da sinalização, o que será entregue até segunda-feira (4).
No período de obras, a antiga tubulação foi substituída por galerias celulares de concreto, de 2,5 metros de largura por 3 metros de altura, aumentando a vazão de águas pluviais em duas vezes e meia. A implantação das novas galerias faz parte da reforma da Alameda Carlos de Carvalho, que está em andamento, e deveria ter sido iniciada em julho do ano passado, mas foi adiada para este ano pela gestão anterior.
A execução das obras foi acertada em uma reunião com os moradores, no dia 25 de janeiro. “Houve um compromisso com os moradores da região de concluir a obra em no máximo 30 dias e nós cumprimos a promessa. Estamos colocando em prática a determinação do prefeito Gustavo Fruet de entregar as obras no prazo”, disse o secretário Antoniasse.
Antes da conclusão deste trecho, as máquinas iniciaram a escavação da Alameda Presidente Taunay, que terá 160 metros interditados também por 30 dias. Neste período vai haver um bloqueio da rua entre a Carlos de Carvalho e a Vicente Machado.