Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba de Volta ao Centro

Comerciante realiza no Centro de Curitiba o sonho de menina de empreender

Maria Lopes Bonamigo é proprietária de dois restaurantes e um brechó, no Centro. Na foto, o restaurante Jeito Mineiro, na Praça Generoso Marques. Curitiba, 30/06/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

A comerciante Maria Lopes Bonamigo, 54 anos, não perde o sorriso fácil, mesmo com a correria do dia a dia. Afinal, ela realizou no Centro de Curitiba seu sonho de menina: conquistar uma vida melhor. Moradora do bairro, a empreendedora também tem três estabelecimentos na região – dois abertos nos últimos dois anos. 

Durante boa parte da manhã e começo da tarde, Maria se reveza liderando os 24 colaboradores dos restaurantes Jeito Mineiro, em frente à Praça Generoso Marques (Paço Municipal) e na Rua Vicente Machado. A partir do meio do dia, ela, literalmente, corre várias quadras para acompanhar o movimento, conversar com os dois empregados e fechar o seu brechó, o Mundo Avesso, na Rua Riachuelo, próximo ao Cine Passeio.   

“Vivo o Centro plenamente. Moro na esquina das ruas 13 de Maio e Conselheiro Laurindo. Quantos podem ter a qualidade de vida de morar na mesma região onde trabalham e ainda numa rua de mão inglesa? Sem contar que o meu jardim é o Passeio Público. Daqui não saio, daqui ninguém me tira”, conta Maria, de forma divertida, sobre a grande vantagem de conciliar a vida profissional e familiar no bairro.

Sobre a mão inglesa, ela vive no trecho da Conselheiro Laurindo, entre as ruas Amintas de Barros e Presidente Carlos Cavalcanti, em que os veículos circulam pelo lado esquerdo da via, e não pelo lado direito, como é a norma no Brasil. Há placas no local orientando.  

Tudo começou

Antes de se tornar proprietária de três estabelecimentos no Centro de Curitiba, Maria superou vários desafios com determinação. Aos 18 anos, ela deixou a pequena cidade de Nova Russas (CE) e, inicialmente, foi para o Rio de Janeiro, onde morou por quase duas décadas.

Durante seu tempo na capital fluminense, Maria trabalhou como diarista, babá, balconista e atendente em restaurantes. O dia a dia recepcionando ou servindo clientes, indo e vindo das mesas para a cozinha, despertou nela o sonho de empreender no mundo gastronômico. Mas faltava o melhor sócio.

Em 1996, Maria conheceu Rudinei Bonamigo e começou a namorar o paranaense, que também atuava no ramo alimentício e compartilhava os mesmos objetivos profissionais. Em pouco tempo, eles decidiram se casar, começaram a trabalhar juntos no mesmo restaurante e iniciaram os planos de abrir um negócio familiar, juntamente com Sidnei Bonamigo, irmão de Rudinei.

O que eles não esperavam era a chegada de dois acontecimentos inusitados: um problema de saúde de Rudinei e a chegada da filha, Anne Sophia, hoje com 21 anos. “O AVC deixou meu marido com sequelas e, com o nascimento de nossa filha, sugeri que a gente fosse para perto da família dele. Então juntamos nossas economias, deixamos o Rio e fomos para Chopinzinho, no interior do Paraná”, conta Maria.

Após ficar um tempo com a família do marido e receber o apoio necessário, Maria, Rudinei e o cunhado, Sidnei, retomaram os planos de empreender. “Mas no interior não tinha estrutura para montar algo maior, e o que a gente queria mesmo era alguma coisa que tivesse escala, que a gente pudesse crescer”, recorda Maria.

Generoso Marques 

Então os três vieram para Curitiba e, chegando aqui, descobriram em um casarão histórico, bem em frente à Praça Generoso Marques, no Centro, o local em que eles poderiam investir as economias e realizar o sonho de abrir um estabelecimento gastronômico.

Nascia assim, em 2008, o Restaurante Jeito Mineiro, na Rua Riachuelo, que hoje conta com clientes fiéis e recebe também muitos turistas, por estar estrategicamente localizado na região central, próximo a cartões-postais como a Rua XV de Novembro, o Paço Municipal e o Largo da Ordem.

Atualmente, o estabelecimento conta com 13 colaboradores e serve, em média, 250 refeições diárias, no almoço. O sistema de bufê, avalia Maria, permite que toda pessoa que entre no restaurante prepare um prato ao seu gosto. “Por estar no Centro, que tem muitos escritórios, pessoas que usam os serviços e comércio da região e fluxo de turistas, é preciso pensar em vários perfis de clientes, que têm preferências e até restrições alimentares”, salienta a empresária.

Expansão 

Em 2023, Maria decidiu expandir os negócios e abrir, também na Rua Riachuelo, o brechó Mundo Avesso, que comercializa roupas e acessórios femininos e masculinos. “Além de acreditar no Centro como região para empreender, resolvi abrir a Mundo Avesso por acreditar na importância de prolongarmos a vida útil de roupas e outros produtos, reduzindo o descarte e o impacto ambiental da indústria da moda. Sem contar que a loja oferece produtos únicos e mais acessíveis, fomentando um consumo mais consciente”, explica ela.

Além disso, há dois anos, Maria inaugurou a segunda unidade do Jeito Mineiro, no Centro, na Rua Vicente Machado, entre as ruas Brigadeiro Franco e Desembargador Motta. O restaurante conta com 11 colaboradores e serve, diariamente, 170 refeições.

Curitiba de Volta ao Centro

E se depender do projeto Curitiba de Volta ao Centro, Maria poderá pensar em novos empreendimentos no bairro. O programa, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em janeiro deste ano, já é uma realidade e suas primeiras iniciativas começam a transformar para melhor a região central.

Entre as ações multissetoriais em execução estão: devolver a atratividade ao bairro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro; ampliar a segurança, com as ações do Centro Seguro; reforçar as equipes da FAS para resgate da população em risco social; reocupar imóveis antigos, como o Estúdio Riachuelo; fomentar o retrofit de prédios comerciais fechados e construções de novos empreendimentos para moradia; e incentivar o comércio, reduzindo a burocracia na liberação de alvarás.