Ir para o conteúdo
Importante

Começa o recadastramento dos servidores que recebem auxílio-transporte

Servidores da Prefeitura de Curitiba que recebem auxílio para o transporte em dinheiro devem se recadastrar pelo Portal do Servidor. Curitiba, 19/02/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A partir desta sexta-feira (20/2), os servidores estatutários que já recebem o benefício do auxílio para o transporte em dinheiro deverão atualizar o cadastro pelo Portal do Servidor. A partir de agora, sempre que quiser pedir, alterar ou cancelar o benefício, o servidor utilizará o novo serviço “Auxílio para o transporte”, que está entre os favoritos, logo depois que o servidor informar seu CPF e senha.

“O recadastramento é obrigatório a todos os que já recebem o benefício”, alerta o assessor da Secretaria de Gestão de Pessoal, Ary Gil Merchel Piovesan, responsável pela implantação do sistema que foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati).

Gil destaca ainda que cabe ao servidor manter os dados cadastrais atualizados, sempre que houver mudança do seu domicílio.

Profissionais contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) que já fazem a solicitação no ato da contratação continuarão recebendo os créditos no seu cartão-transporte.

Inteligência artificial

O moderno sistema utiliza ferramentas de inteligência artificial para validar documentos, registrar e confirmar informações. Também possibilita a assinatura digital do servidor, assim que ele preenche o documento e confirma as informações. Facilidades como estas já vêm sendo utilizadas em outros serviços digitais desenvolvidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Smati, seja para serviços voltados ao servidor ou os direcionados ao cidadão.

Além de organizar o complexo sistema que assegura o pagamento, a mudança permitirá à SMGP aferir as informações cadastrais. Até recentemente todos tinham que fazer o registro em formulários em papel submetidos aos núcleos de Gestão de Pessoal. A mudança possibilitará a otimização das equipes encarregadas desta atividade.

O novo serviço atende a legislação de 2025 que regulamentou o auxílio para o transporte dos servidores da Prefeitura de Curitiba

O decreto que define a aplicação da lei municipal foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19/2).

Quem tem direito

Todos os servidores que residirem em um dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba têm direito ao benefício que é pago em dinheiro e representa o valor dos créditos necessários ao deslocamento. O servidor paga uma coparticipação equivalente a 6% sobre o vencimento básico, conforme previsto em lei federal.

Por isso, para saber se é vantajoso receber o benefício, o servidor deve calcular o percentual de 6% sobre o seu vencimento.

O cálculo leva em conta o período de frequência, que vai do dia 26 de um mês até o dia 25 do mês seguinte. Dias sem expediente, feriados ou recessos, falta ao trabalho e afastamentos legais não entram no cálculo.

Atualmente, segundo estudo da SMGP, mais de 20,2 mil servidores recebem o auxílio. Deste total, 15,7 mil moram em Curitiba. Outros residem na Região Metropolitana da Capital.

Como será

Ao acessar o novo serviço no Portal do Servidor, o servidor deverá verificar se suas informações pessoais (incluindo o CEP) estão corretas e atualizar, se for necessário. O servidor deverá informar as linhas de ônibus que utiliza e anexar um comprovante de endereço. Também deverá conferir o seu local de trabalho.

Por meio de inteligência artificial, o sistema verificará a autenticidade do documento, confirmando se o endereço corresponde ao informado pelo servidor e se o documento está em seu nome.

Desde que o trabalhador assine o termo de ciência se responsabilizando pelas informações declaradas, ele poderá incluir documento em nome de outra pessoa. O servidor poderá anexar o comprovante de vínculo que tem com o titular do documento anexado.

Depois de cumprir todas estas etapas, salve as informações registradas e confirme (botão verde na parte inferior à direita) para gerar o documento que estará assinado digitalmente.

As informações registradas serão conferidas e validadas pela equipe da SMGP.