A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal faz um alerta aos servidores, aposentados e pensionistas sobre o pagamento do reajuste de 5,17% de forma retroativa ao período de 2025.
No mês de março, no mesmo dia do pagamento do salário, será pago o percentual relativo aos meses de novembro e dezembro, e a diferença do terço de férias para os que receberam as férias em novembro. Com isso, haverá dois contracheques e o pagamento será no dia 31/3.
Em abril, será pago o complemento proporcional do 13º salário de 2025, no mesmo dia do pagamento do mês. Servidores farão a consulta em dois contracheques.
Inicialmente, este pagamento seria dividido em duas parcelas iguais – uma para março e outra para abril. A mudança foi necessária para atender exigências do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), sistema informatizado do Governo Federal que reúne informações de todos os cidadãos e se baseia nos dados da Receita Federal.
Desde janeiro, a Prefeitura de Curitiba paga o percentual de 5,17% de recomposição salarial aos servidores e beneficiários do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba).
O índice representa a inflação medida pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de outubro de 2024 a setembro de 2025. O período antecede a data-base dos servidores, que foi dia 31/10.