Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ligue 156

Com previsão de frio intenso, Curitiba reforça acolhimento de pessoas em situação de rua

Frio se Intensifica nos próximos dias e Operação Inverno reforça atuação. Foto: Sandra Lima

A iminente queda nas temperaturas em Curitiba, com os termômetros podendo atingir a mínima de 6°C a partir de quinta-feira (29/5), de acordo com o Simepar, coloca as equipes da Prefeitura em alerta máximo. A Operação Inverno 2025, coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), detalhou a intensificação de suas ações, que se acentuam a partir desta quarta-feira com o declínio das temperaturas, especialmente se os registros atingirem 8°C ou menos.

A mobilização intersetorial, em vigor até 22 de setembro com possibilidade de prorrogação, visa proteger a população em situação de rua. Para enfrentar o frio, o município dispõe de 1.640 vagas de acolhimento instaladas, incluindo 83 vagas emergenciais (80 masculinas e 3 femininas) ativadas durante os períodos de intensificação do serviço. São 33 unidades no total, das quais 19 são exclusivas para o atendimento à população em situação de rua.

Além do reforço nas abordagens noturnas, que ocorrem entre 18h e 1h, a partir do acionamento das ações intensificadas, o serviço de abordagem social realizado durante o dia também será ampliado. As equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) nas Regionais e do Centro de Encaminhamento Social (CES) na Regional Matriz atuarão de forma mais ostensiva das 8h às 17h. O objetivo é mitigar o número de chamados ao 156, prevenindo e antecipando o atendimento que precede a ação noturna.

Renan de Oliveira Rodrigues, presidente da Fundação de Ação Social, destaca o preparo da cidade.

"A partir desta quarta-feira, com a queda das temperaturas, a FAS intensificará ainda mais o seu serviço de abordagem social, tanto na Regional Matriz quanto em todas as regionais da cidade, ofertando o serviço de acolhimento. Temos vagas para atender todos aqueles que precisam", afirma Rodrigues.

Trabalho integrado

Toda a estrutura da Prefeitura está mobilizada, com o apoio direto da Defesa Civil, que opera 24 horas por dia. Caso a taxa de ocupação total nas unidades próprias da FAS ultrapasse 90% e haja demanda por acolhimento emergencial, um procedimento de acionamento de emergência junto ao Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil será ativado. Conforme o Plano de Contingência Municipal – Operação Inverno 2025, serão estruturados abrigos emergenciais em instalações públicas ou espaços comunitários cedidos.

A Operação Inverno 2025 é um esforço conjunto que envolve dez secretarias municipais. Nos abrigos, além de um local seguro para pernoitar, são oferecidos serviços essenciais como alimentação, atendimento de saúde, higiene pessoal, atividades de lazer e orientação profissional.

A participação da população é crucial. Ao avistar alguém em situação de risco devido ao frio, o cidadão pode acionar a Central 156, que encaminhará uma equipe ao local.

Paralelamente, segue ativa a Campanha do Agasalho 2025, com o slogan “Doe um agasalho. Ganhe um coração quentinho.” A FAS reforça a importância da doação de roupas, principalmente masculinas e em bom estado. Os pontos de coleta estão espalhados por toda a cidade e podem ser consultados no site oficial da campanha.