Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Com o Invest Curitiba, comitiva do Canadá conhece oportunidades de negócios da cidade

Com o Invest Curitiba, comitiva do Canadá conhece oportunidades de negócios da cidade. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21/9), um dia após o prefeito Rafael Greca lançar o programa Invest Curitiba, essa nova ferramenta para atrair novos investimentos e internacionalização para Curitiba já mostrou a que veio: um tour organizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação levou uma comitiva do Canadá, com foco em negócios, para conhecer as iniciativas inovadoras da capital paranaense e os apresentou a atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo curitibano, o Vale do Pinhão.

Em uma agenda intensa, a comitiva formada por representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) e da província canadense de Alberta visitou iniciativas de smart city (cidade inteligente) implantadas pela Prefeitura, como a Fazenda Urbana e a Muralha Digital, e conheceu oportunidades de negócios da cidade em incubadoras e aceleradoras, como a Habitat Senai, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e a Hotmilk, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

“Certamente vamos nos encontrar pessoalmente com mais frequência, estreitando a relação de Curitiba e do Paraná com Alberta e outras localidades no Canadá, mostrando a disposição mútua para efetivar negócios e investimentos”, destacou o diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis.

O primeiro passo desse estreitamento foi em junho, quando o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, esteve em Alberta para conhecer o ecossistema da região e articulou, com o CCBC e o Invest Alberta, a retribuição da visita, que também resultou na assinatura de um protocolo de intenções, assinado no lançamento do Invest Curitiba.

O grupo canadense foi formado com potenciais investidores das cidades de Edmonton e Fort McMurray Wood Buffalo, representantes do meio acadêmico e de uma associação de desenvolvimento de inovações em biotecnologia, além de representantes do CCBC e do Invest Alberta.

Participaram da programação de visitações em Curitiba: a gerente de Atração de Investimentos do Invest Alberta, Cecilia Oteiza Ayres; o gerente de Atração de Investimentos da Edmonton Global, Jeff Bell; o reitor associado da Faculdade de Ciências Naturais e Aplicadas da Universidade de Alberta, David Brassier; o diretor associado da Universidade de Alberta, Cristian Gonzalez Paez; o gerente de Programa, Negócios Industriais e Atração de Investimentos da Fort McMurray Wood Buffalo, Craig Warden; a diretora de Assuntos Clínicos, Inovação Farmacêutica Aplicada e Inovação do Applied Pharmaceutical Innovation (API); Julianna Weber; a bioestatística do API, Fernanda Talarico; e a diretora da região Oeste CCBC, Patrícia Garcia da Rosa.

Um passo à frente

Na Fazenda Urbana do Cajuru, a comitiva conheceu o projeto de compostagem da agritech Ambiente Livre, acompanhou atividades de Educação Ambiental para crianças da rede municipal de ensino, se encantou com a diversidade dos alimentos cultivados – de alfaces ao cafeeiro – e experimentaram o mel das abelhas manduri retirado diretamente de uma das caixas do Jardins de Mel.

No Jardim Botânico, Craig Warden, representante da cidade de Fort McMurray Wood Buffalo na busca de novas oportunidades com empresas curitibanas, ressaltou seu entusiasmo pela integração da população com o meio ambiente.

“Curitiba está realmente um passo à frente dos demais lugares, com tantas ações para fazer a comunidade feliz. É brilhante”, elogiou Warden.

O grupo também conheceu o Centro de Controle Operacional (CCO) da Muralha Digital, que monitora imagens de 1,9 mil câmeras instaladas nos principais pontos de Curitiba, contribuindo para a redução da criminalidade.

Oportunidades

A comitiva mostrou interesse nas soluções desenvolvidas pelos talentos das empresas curitibanas. Na visita à aceleradora Habitat Senai, no Campus da Indústria da Fiep, foram apresentados a startups que desenvolvem produtos e serviços para uso industrial, como a Hidreo e a Kinebot.

O fundador da Hidreo, Felipe Wotecoski, contou que é internacionalizar a venda dos sistemas de geração de energia a partir de pequenos cursos d’água. “Acabamos de fazer nossa primeira venda para os Estados Unidos e queremos avançar em outros mercados e esta oportunidade nos apresentar ao Canadá é uma porta que se abre”.

Pela tarde, o grupo participou de um encontro de negócios com a Invest Paraná, empresas curitibanas e de outras cidades paranaenses, que contou com a apresentação do Vale do Pinhão, feita por Paixão.

Alberta

Alberta é a quarta maior província canadense e sua vocação econômica gira em torno da pecuária, petróleo e agricultura. A capital Edmonton e Calgary estão entre as principais cidades.

A província do país da América do Norte conta com mais de 900 empresas com expertise no desenvolvimento de tecnologias limpas, incluindo startups que trabalham com empresas de petróleo e gás, além de uma estrutura de instituições de acesso a financiamentos. Também é conhecida por empregar tecnologias modernas para aumentar a produção e a eficiência no setor agrícola.