As 54 famílias que serão atendidas com novas casas no Moradias Castanheira compareceram, nesta quinta-feira (30/10), à sede da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para assinar os contratos que asseguram a conquista da casa própria. A entrega das chaves está marcada para o dia 8 de novembro.
O conjunto habitacional, localizado no CIC, vai beneficiar famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade na Vila Ulisses Guimarães, às margens do Ribeirão dos Padilha, no Pinheirinho. O projeto é parte das ações da Prefeitura de Curitiba para garantir moradia segura e infraestrutura completa às famílias reassentadas.
Adaptada às necessidades
O casal Diego Wiliam, 38 anos, e Maria Angélica, 33, tem um motivo especial para comemorar. Além de realizarem o sonho da casa própria, eles vão se mudar para uma unidade totalmente adaptada às necessidades da filha Ana Luiza, de 17 anos, que tem paralisia cerebral e utiliza cadeira de rodas.
“Uma benção em nossas vidas essa casa adaptada. Hoje nós vivemos no terceiro andar de um sobrado cedido e enfrentamos grande dificuldade para subir e descer com a cadeira todos os dias. Somos muito gratos ao prefeito Eduardo Pimentel por concluir a obra e nos entregar a casa”, disse Diego, que trabalha como operador de empilhadeira.
A moradia de dois quartos conta com portas mais largas, barras de apoio no banheiro e também no acesso ao quintal. A família tem ainda outros quatro filhos e por isso a Cohab destinou ao casal uma unidade em terreno de esquina e mais amplo, para permitir futuras ampliações.
“Estamos contentes demais, Deus escutou nossas orações. Vamos morar bem pertinho da igreja que frequentamos, no CIC, onde passei minha infância. Não poderia ser melhor”, comemora Maria Angélica, que é técnica de enfermagem.
Longe das enchentes
Por habitarem próximo às margens do rio, os moradores deste trecho da Vila Ulisses Guimarães têm histórico de enfrentar enchentes e alagamentos. A cozinheira Rosélia Machado, 55 anos, conta que sempre houve dificuldade para entrar e sair de casa quando chovia.
"Os alagamentos eram só parte do problema, além disso é um lugar irregular que nunca seria nosso de verdade. Agora, vamos morar em um bom sobrado, em lugar seguro e o melhor de tudo é que será legalizado”, ressaltou após assinar o seu contrato.
Urbanização
O projeto contemplou implantação de ruas pavimentadas, calçadas, redes de drenagem, água e esgoto. O Moradias Castanheira conta com 88 unidades, das quais 34 já haviam sido entregues.
Após a conclusão do reassentamento das famílias, a Cohab e a Prefeitura de Curitiba poderão avançar nas obras de urbanização e recuperação ambiental para beneficiar os moradores que permaneceram na Vila Ulisses Guimarães.
“A construção do Castanheira enfrentou problemas ao longo dos últimos anos. Assumimos em janeiro com a missão de iniciar novos projetos, mas com o foco também em finalizar situações que estavam pendentes, como a conclusão deste empreendimento tão aguardado pelas famílias”, destaca o presidente da Cohab, André Baú.