Um importante projeto habitacional da Prefeitura de Curitiba ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (8/10). A doação para a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) de três lotes de propriedade do município foi aprovada na Câmara Municipal, possibilitando regularizar a área onde está sendo implantado o Residencial Divino - conjunto de 108 moradias, localizado no Atuba.
As novas habitações beneficiam moradores que viviam em situação de precariedade às margens do Rio Atuba e sob linha de alta tensão. Do total, 72 casas foram entregues em maio pelo prefeito Eduardo Pimentel e outras 36 estão em obras. Para permitir a execução das novas moradias no mesmo local de origem das famílias, o projeto contempla os beneficiados com o pagamento de auxílio-moradia durante o período de obras.
“Estamos investindo R$ 23,9 milhões do orçamento municipal para transformar a realidade desta comunidade. Além das novas casas equipadas com paineis fotovoltaicos, o projeto inclui obras de urbanização e recuperação ambiental da área que estava degradada”, explica Pimentel.
O novo conjunto conta com pavimentação de vias, calçadas, redes de água, drenagem, esgoto e iluminação pública. As casas têm dois quartos e 45 m² de área privativa, com acabamentos de primeira qualidade. São unidades sobrepostas, com moradias térreas e no piso superior.
O líder do governo na Câmara, vereador Serginho do Posto, destacou a intervenção da Prefeitura em manter as famílias no local. “Ao mesmo tempo em que recupera a área da APP do Rio Atuba, a iniciativa preserva os vínculos que a comunidade tem com a região e todos os equipamentos públicos que já utilizam”, disse Serginho.
Referência para outras cidades
A urbanização da Vila Divino tem se tornado referência para outras administrações municipais. Em setembro, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, visitou o conjunto e elogiou a qualidade das construções. “Excelente padrão, que valoriza o bairro onde o conjunto está inserido. Um modelo que pode e deve ser copiado por outras prefeituras. Parabéns a Curitiba por esta belíssima entrega”, disse.
O secretário de Habitação de São José dos Pinhais, Peterson Danda Kaled, também esteve no Residencial Divino para conhecer o projeto e se inspirar em iniciativas semelhantes. “Fomos ver de perto as obras e as moradias já entregues. É um exemplo que queremos levar para São José dos Pinhais”, destacou.
PRO Curitiba
A construção do Residencial Divino faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) - o maior da história da cidade, que engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.