O Dia das Mães de 2025 será inesquecível para 72 famílias que receberam, neste sábado (10/5), as suas novas casas do Moradias Vila Divino, empreendimento construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) no Atuba. Em uma manhã de festa, o prefeito Eduardo Pimentel entregou as chaves para os beneficiados, que deixarão a vulnerabilidade em área de risco e passarão a viver em segurança, em unidades habitacionais com paineis fotovoltaicos.
“Isso é o que mais vale a pena para o gestor público, entregar um bem para nossa população. É gratificante ver pessoas com os olhos marejados ao receberem suas novas casas, após a luta de uma vida inteira. Hoje é uma manhã especial, nesta semana em que a Cohab completou 60 anos entregando casas. Até o fim da gestão vamos gerar 20 mil novas moradias para o povo curitibano”, destacou Pimentel.
O novo conjunto contará ao todo com 108 novas casas e infraestrutura completa de pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto. O projeto, que inclui obras de recuperação ambiental na área desocupada, representa investimentos de R$ 23,9 milhões - recursos próprios do orçamento municipal. Após as 72 mudanças, as moradias precárias da área de origem serão demolidas e no mesmo local iniciará a construção das 36 novas casas que completam a intervenção.
Casas modernas
As casas do projeto têm dois quartos e 45 m² de área privativa, com acabamentos de primeira qualidade. São unidades sobrepostas, com moradias térreas e no piso superior. Todas equipadas com painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica através da radiação solar. O sistema garante economia de 80% nas contas de luz e demonstra a responsabilidade ambiental de Curitiba ao usar uma energia não poluente.
O presidente da Cohab, André Baú, parabenizou os moradores pela conquista e ressaltou o trabalho da atual gestão na busca por mais resultados até o final do primeiro ano do mandato.
“Um dia inesquecível para nós, entregar essa obra tão bem acabada, com atenção a cada detalhe. Poder assegurar um endereço para essas famílias que viviam na informalidade. Estamos trabalhando forte, nesses primeiros meses recebemos um grande número de construtoras para novos projetos e já temos perto de 5 mil unidades para contratar. Não tenho dúvida que vamos cumprir a meta estipulada pelo prefeito”, salientou Baú.
A sonhada caixa de correio
Entre as pessoas com os olhos marejados citadas pelo prefeito estava o casal de idosos Antônio dos Santos, 70 anos e Amélia dos Santos, 68. Pioneiros da Vila Divino, chegaram no local há 12 anos. A emoção que transparecia no rosto de ambos tem incontáveis motivos, entre eles algo que pode parecer corriqueiro e sem importância para grande parte da população: a caixa de correio.
Ela simboliza a existência de um endereço oficial, um pilar da cidadania. Na frágil moradia em que viviam eles não recebiam correspondência. Não conseguiam fazer compras à prazo pela falta de um comprovante de endereço. Tudo isso, aliado a falta de luz e água e o perigo de alagamentos, tornava difícil a vida da comunidade local.
“Sempre muita dificuldade quando chovia e o rio subia. Tinha que recolher a cachorrinha para a água não levar. Não tinha endereço oficial, então todo mundo colocava o endereço da mercearia que era onde chegavam as correspondências da comunidade. Agora, graças a Deus, temos uma caixinha de correio com o nosso número. É só vitória nesse dia tão esperado”, conta Antônio.
Obras de arte
Além de receberem suas casas novas, cada uma das 72 famílias ganhou um quadro de presente, fruto de uma parceria com o Ateliê Profícia Maria. As telas foram pintadas e doadas pela artista plástica Ana Camargo, alunos do ateliê e artistas convidados.
“Ao ver uma matéria de entrega de casas da Prefeitura, me chamou atenção aquelas paredes todas brancas e surgiu a ideia da parceria com a Cohab. Com essa iniciativa ajudamos a marcar esse momento histórico na vida das famílias, gerando acolhimento e pertencimento por meio da arte”, afirma Ana Camargo.
O pequeno Felipe, de um ano e cinco meses, vai ter a felicidade de crescer em uma moradia digna. Após a entrega das chaves, o bebê escolheu um dos quadros doados por Ana Camargo, com o desenho de hipopótamos. Os pais, o casal de comerciantes Leonardo da Rocha, 33 anos e Jorrana de Souza, 24, escolheram um quadro de arte abstrata.
“A situação onde morávamos era precária, principalmente com saneamento básico e pavimentação, chegava a ser assustador. Foi um alívio saber que a Prefeitura iria nos atender. Hoje estamos felizes demais, o povo da Vila Divino merece”, afirma Leonardo.
“Estamos muito gratos, pela casa e pelas obras de arte, que vamos levar para a vida toda dentro do nosso lar. Esse quadro ficará na memória das famílias daqui. Agradecemos de coração”, disse Jorrana.
Presenças
Também participaram do evento o secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável, ex-prefeito Rafael Greca; secretário de estado das Cidades, Guto Silva; presidente da Copel, Daniel Slaviero; secretário do governo municipal, Marcelo Fachinello; a presidente do Imap, Beatriz Battistella Nadas; o líder do governo na Câmara, vereador Serginho do Posto; os vereadores Renan Ceschin, Tânia Guerreiro, Rodrigo Marcial, Hernani e Indiara Barbosa; o administrador regional do Boa Vista, Reinaldo Boaron; a secretária de habitação de Joinville, Tereza Couto e os líderes comunitários Gean de Oliveira e Edson do Parolin.
“Estamos ganhando dignidade, é uma honra ter caminhado todos esses anos ao lado do povo do Divino e hoje chegar a essa conquista. Quero agradecer ao ex- prefeito Rafael Greca, que iniciou o projeto que hoje se torna realidade com Eduardo Pimentel. Sonho que se sonha junto é realidade “, disse Gean de Oliveira.